3 benefícios que você pode ter direito, mas não sabe

0
73

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Nos dias atuais, estar bem informado tornou-se algo tão importante quanto respirar. Saber dos principais assuntos que circundam nosso dia a dia faz com que não percamos nossos direitos como cidadãos pagadores de altas taxas de impostos.

Por isso a necessidade de conhecer os benefícios garantidos por lei. Eles podem melhorar de forma socioeconômica a situação de uma pessoa ou de uma família, por exemplo. Até então desconhecidos, eles passam despercebidos por entre a enxurrada de informações que temos de lidar no nosso cotidiano.

Um deles é o auxílio-doença em caso de cirurgia plástica. Apesar de estar ligada à estética, esta forma de afastamento do trabalho permite que o segurado continue recebendo seu salário em razão da incapacidade momentânea. Para isso, basta ele estar na qualidade se segurado e ter contribuído em favor do INSS por pelo menos 12 meses.

Mas atenção: neste caso, o trabalhador precisa comprovar que a saúde no pós-operatório será comprometida e que a realização da cirurgia estética está associada à melhora na saúde.

Benefícios do INSS menos conhecidos

Outro benefício pouco debatido é o salário-maternidade em casos de aborto. O INSS trata como aborto o evento ocorrido antes do sexto mês (vigésima terceira semana) da gestação. Se comprovado que o ocorrido não foi criminoso, a funcionária fará jus a um descanso de duas semanas e pagamento de salário-maternidade neste mesmo período. Lembrando que nestes casos é necessário apresentar atestado médico que comprove a situação da trabalhadora.

O último benefícios, mas não menos importante, trata do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez. A medida entrou em vigor desde a implantação da Reforma da Previdência, aprovada em 2019. A ajuda é concedida aos segurados incapacitados para o trabalho de forma permanente ou até que se consiga uma reabilitação profissional.

Neste caso, para garantir o recebimento do valor extra, o segurado deve passar por avaliação dos peritos médicos do INSS. Destacando que o complemento é concedido aos aposentados por invalidez que necessitam de terceiros para a realização de atividades básicas do dia a dia.

Leia ainda: INSS: Sabia que sua aposentadoria pode aumentar com descarte de contribuições?



Fonte