5 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia – Clínica Dr. Hélio Nobre

0
35

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Considerada como uma cirurgia plástica de pequeno porte, a rinoplastia tem como objetivo principal remodelar o nariz. A rinoplastia apresenta uma enormidade de técnicas para tratar desde pequenas imperfeições restritas a áreas específicas – dorso elevado, ponta bulbosa e/ou caída, asa narinária alargada, etc.- até deformidades maiores – defeitos congênitos, pós -trauma ou pós-câncer.
Em alguns casos, a cirurgia é procurada por quem tem dificuldade com a respiração. Também é indicada para pessoas que têm desvio de septo ou outra deformidade nasal. Os cirurgiões plásticos podem tratar aspectos funcionais e estéticos no mesmo procedimento. A funcionalidade do nariz deve ser sempre investigada no momento pré-operatório. Uma avaliação criteriosa no período pré-operatório determinará o planejamento cirúrgico ideal para  o tratamento de cada problema.

Entenda neste artigo o que você precisa saber sobre o procedimento.

1. Quem pode fazer uma Rinoplastia?

Se você se sente incomodado com o formato do seu nariz e isso interfere diretamente na sua autoestima, a rinoplastia pode ajudar!

Todos que não estão satisfeitos com a aparência do seu nariz ou por motivos de saúde estão aptos para realizar a rinoplastia.

 

2. Com quantos anos pode fazer a Rinoplastia?

Para as mulheres, por possuírem uma evolução do organismo mais rápida do que os homens, uma boa idade para realizar a cirurgia a partir dos 15-16 anos. A idade da primeira menstruação também é fundamental, pois geralmente depois de três o crescimento da estrutura crânio-maxilo-facial já está estabilizado, o que inclui o nariz por ser o centro do crescimento da face. Sendo assim, a paciente já pode ser uma candidata a fazer a cirurgia de nariz.

Nos homens tem seu desenvolvimento mais tardio, por isso, a idade recomendada é entre os 16-17 anos na maioria dos casos. Em algumas situações, os homens já têm a formação completa da face aos 15 anos, nestes casos o paciente já está autorizado a fazer a cirurgia.

De qualquer forma, Independente do sexo do paciente, a avaliação médica deve ser feita para correta análise em relação à formação óssea e cartilaginosa. Em casos de jovens que sofreram algum trauma que afetou o nariz, a cirurgia será indicada independente da idade.

 

3. Quanto tempo demora a cirurgia?

O tempo de cirurgia dura em média de 2 a 3 horas. Cada rosto demanda um planejamento cirúrgico individualizado que determina a associação de técnicas e um conjunto de manobras mais apropriados para alcançar o resultado almejado.

4. Como é a recuperação da Rinoplastia?

O tempo de recuperação da vai depender de cada paciente. Porém, a partir dos 7 primeiros dias já é possível retornar com algumas atividades. O tempo de recuperação varia de acordo com cada situação. Geralmente o retorno de atividades como trabalho é de 7 a 15 dias, de acordo com a resposta de cada organismo. O tempo de retorno para atividades físicas pode chegar a 4 semanas e vai variar de acordo com as recomendações do seu médico. Lembrando que é essencial que o paciente siga as orientações e prescrições médicas rigorosamente.

5. Quais são os benefícios que podem ser obtidos?

Os principais são:

  • melhora da autoestima;
  • apresenta baixos riscos clínicos
  • melhora na estética facial;
  • ganho de confiança;
  • melhora a capacidade respiratória;
  • melhor qualidade de vida.

 

Gostou deste artigo? Compartilhe e leia outros textos em nosso blog!



Fonte