5 de setembro, quinta-feira | Agenda do dia

    0
    168

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Queimadas na Amazônia: novo estudo diz que 33% dos focos de incêndio em 2019 estão em propriedades privadas. E ‘O Assunto’, podcast do G1 com Renata Lo Prete, traz a voz e a luta dos índios xikrin contra os invasores da floresta. Bolsonaro decidiu vetar 36 dispositivos do projeto sobre abuso de autoridade. Seis procuradores pedem à PGR para deixar a Lava Jato; grupo alega ‘grave incompatibilidade’ com Raquel Dodge. Maia reage à fala de Bolsonaro, diz que teto de gastos é ‘sólido’ e que revisar norma seria ‘besteira’. Proposta que pode elevar fundo eleitoral passa na Câmara. Atração do Rock in Rio, Iza fala de rotina ‘pesadona’ para o festival após lesão no joelho.

    A fumaça e as chamas das queimadas na Amazônia em Altamira (PA) — Foto: João Laet / AFP Photo

    A fumaça e as chamas das queimadas na Amazônia em Altamira (PA) — Foto: João Laet / AFP Photo

    Estudo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) aponta que 33% das queimadas registradas na Amazônia neste ano estão localizadas em propriedades privadas. A análise utilizou os registros de focos de calor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no bioma amazônico detectados pelo Aqua, satélite de referência para os dados. O número de queimadas foi cruzado com oito classes fundiárias e também com alertas de desmatamento do sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

    O tema do podcast O Assunto é: A voz e a luta dos índios xikrin contra invasores na Amazônia. Renata Lo Prete conversa com o repórter Victor Ferreira, da GloboNews, que foi à Terra Indígena Trincheira-Bacajá, entre os dois municípios paraenses com maior área desmatada e mais focos de incêndios neste ano: Altamira e São Félix do Xingu. Na região, vivem os índios da etnia xikrin, que vem denunciando ameaças de morte e invasões na terra indígena, além de áreas com desmatamento e garimpos ilegais. O repórter conta essa história, fala sobre como os indígenas reagem à construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e aos invasores. Victor conta o que viu, e ouviu, de devastação. Ouça:

    Abuso de autoridade: cúpula do Congresso alertado Planalto sobre risco com vetos

    Abuso de autoridade: cúpula do Congresso alertado Planalto sobre risco com vetos

    O presidente Jair Bolsonaro decidiu fazer 36 vetos a dispositivos do projeto que trata do abuso de autoridade. O prazo para a sanção da lei termina hoje. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em agosto e define as situações que podem ser classificadas como abuso. O texto tem 44 artigos. Foram vetados 36 dispositivos (trechos desses artigos).

    Seis procuradores pedem desligamento da força-tarefa da Lava Jato na PGR

    Seis procuradores pedem desligamento da força-tarefa da Lava Jato na PGR

    Seis procuradores pediram desligamento da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República. Eles faziam parte do grupo que investigava políticos com foro privilegiado na operação. O pedido é motivado, segundo eles, por “grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF”. A TV Globo apurou que o conteúdo envolve a delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

    Declarações de Bolsonaro em resposta a Michelle Bachelet geram críticas

    Declarações de Bolsonaro em resposta a Michelle Bachelet geram críticas

    O Ministro das Relações Exteriores do Chile, Teodoro Ribera, se reúne hoje com o ministro Ernesto Araújo, numa visita programada antes de o presidente Jair Bolsonaro contestar declarações da ex-presidente chilena Michelle Bachelet, alta comissária para os direitos humanos da ONU. Ela disse que houve uma redução do espaço democrático no Brasil e criticou a violência policial no país. Bolsonaro afirmou que Bachelet defende “direitos de vagabundos” e mencionou o pai dela, morto na ditadura chilena.

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)  — Foto: GloboNews / ReproduçãoO presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ)  — Foto: GloboNews / Reprodução

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) — Foto: GloboNews / Reprodução

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem que o teto para os gastos públicos é “sólido” e que revisar a norma para aumentar as despesas seria “besteira”. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro foi questionado se há a possibilidade de o governo flexibilizar a regra, e ele respondeu que “é uma questão de matemática” já que as despesas obrigatórias têm aumentado.

    “O teto está sólido. Não adianta aumentar gasto se não reduzir despesa, é besteira. Vai ter que aumentar imposto e aumentar multa e dívida”, afirmou Maia.

    Deputados reunidos no plenário da Câmara durante a sessão de quarta-feira (21) — Foto: Luis Macedo / Câmara dos DeputadosDeputados reunidos no plenário da Câmara durante a sessão de quarta-feira (21) — Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

    Deputados reunidos no plenário da Câmara durante a sessão de quarta-feira (21) — Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

    O projeto aprovado pela Câmara retira a previsão de o fundo ser abastecido com 30% das emendas de bancada, abrindo margem para novo percentual. Valor para 2020 é de R$ 1,8 bi.

    Inquéritos parados no Rio

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli — Foto: Nelson Jr./ SCO / STFO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli — Foto: Nelson Jr./ SCO / STF

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli — Foto: Nelson Jr./ SCO / STF

    Estão suspensas na Polícia Civil do Rio cerca de 140 investigações envolvendo o crime de lavagem de dinheiro. O motivo é a decisão do ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que interrompeu – temporariamente – inquéritos embasados em relatórios de inteligência financeira que não tivessem autorização judicial. A apuração sobre acusado de matar Marielle, por exemplo, está parada.

    O Banco Central divulga o desempenho de agosto da poupança. Em julho, os saques na caderneta superaram os depósitos em R$ 1,605 bilhão.

    A Anfavea divulga nesta quinta-feira os dados de agosto sobre a produção de veículos. Em julho, a fabricação no Brasil cresceu 8,4%, mas as exportações seguiam em baixa, com queda de 15,3%.

    Filho do capitão do penta

    Cafu e o filho, Danilo — Foto: TV Globo / ReproduçãoCafu e o filho, Danilo — Foto: TV Globo / Reprodução

    Cafu e o filho, Danilo — Foto: TV Globo / Reprodução

    Danilo Feliciano de Moraes, filho mais velho do pentacampeão Cafu, morreu aos 30 anos ontem. Ele passou mal enquanto jogava futebol na casa da família, em Barueri, região metropolitana de São Paulo.

    Pelé e Andrada — Foto: Globoesporte.com / ReproduçãoPelé e Andrada — Foto: Globoesporte.com / Reprodução

    Pelé e Andrada — Foto: Globoesporte.com / Reprodução

    Morreu Andrada, o goleiro que levou o milésimo gol de Pelé. Ex-jogador argentino tinha 80 anos e foi ídolo do Rosario Central e do Vasco. Além de sofrer o gol histórico, também foi reconhecido por ter sido um agente da repressão durante a ditadura na Argentina

    Iza mostra exercícios ao som de Olivia Newton-John — Foto: Reprodução / InstagramIza mostra exercícios ao som de Olivia Newton-John — Foto: Reprodução / Instagram

    Iza mostra exercícios ao som de Olivia Newton-John — Foto: Reprodução / Instagram

    Ao som de “Twist of fate”, de Olivia Newton-John, Iza faz agachamentos e gracinhas para a câmera. Vídeos assim nas redes sociais dela parecem brincadeira, mas a cantora de “Pesadão” pegou pesado mesmo para chegar bem aos dois principais festivais do Brasil em 2019. Ela fala sobre “pânico” após cirurgia por causa de uma lesão no joelho e de seu lado “atleta”. Ela faz pelo menos 100 abdominais e 100 agachamentos por dia.

    Já a banda californiana Weezer vem ao Brasil em show que pode ter Dave Grohl do Foo Fighters e som “barquinho e violão”. Grupo volta após estreia em 2005 e passa por SP e pelo Rock in Rio.

    “Dava para ver que éramos uma banda que passaria pelo teste do tempo”, diz guitarrista ao G1.

    Weezer: Como será o show no Rock in Rio 2019?

    Weezer: Como será o show no Rock in Rio 2019?

    Andy Muschietti, diretor de ‘It’

    'É definitivamente mais fácil trabalhar com crianças', diz diretor de 'It - Capítulo dois'

    ‘É definitivamente mais fácil trabalhar com crianças’, diz diretor de ‘It – Capítulo dois’

    O palhaço assassino Pennywise está de volta em “It: Capítulo 2”, segunda parte do terror baseado no livro de Stephen King que estreia nesta quinta-feira no Brasil. O elenco infantil do filme de 2017 dá lugar a um elenco estrelado com nomes como Jessica Chastain (“X-Men: Fênix Negra) e James McAvoy (“Vidro”).

    Ao contrário do que se pensa, a mudança não facilitou a vida do diretor das duas partes, Andy Muschietti. Ele e sua irmã, a produtora Barbara Muschietti, falam ao G1 sobre dirigir Jessica Chastain e James McAvoy.

    • Unesp encerra domingo prazo para pedir isenção da taxa do vestibular 2020
    • Blog do Altieres Roh: É possível recuperar uma conta perdida no Mega.nz?

    Alerta de chuva forte e ressaca para a quinta-feira (5)

    Alerta de chuva forte e ressaca para a quinta-feira (5)

    • Dia da Amazônia
    • Dia do Oficial de Farmácia
    • Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística



    Fonte