5 dicas para plantar e cultivar hortênsias em jardim ou vaso

0
265

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Você quer cultivar hortênsias em seu jardim ou em um vaso em sua casa? Pois não faça nenhum movimento antes de ler as dicas que o blog Lar Doce Lar tem para lhe dar sobre o plantio e cultivo perfeito dessa planta. Confira hoje (02/09).

Hortênsia é o nome popular dado para a planta conhecida cientificamente como Hydrangea macrophylla. Ela é uma espécie que floresce todos os anos e conta com uma beleza que encanta qualquer pessoa.

Além disso, são plantas que podem atingir até 2,5m de altura, com característica de floresceram em grande número, com cores que podem variar.

5 dicas para plantar e cultivar hortênsias em jardim ou vaso (Foto: Canva Pro)

Como cultivar hortênsias em jardim ou vaso: veja abaixo dicas infalíveis

Assim como para qualquer planta que desejar plantar e cultivar em algum ambiente, é necessário, antes de qualquer ação, conhecer as melhores maneiras para cuidar. Assim, garantirá uma floração prolongada durante os períodos de primavera e verão.

Com as hortênsias, não seria diferente. Foi pensando nisso que listamos as 5 dicas abaixo:

1 – Como plantar e o solo ideal

A plantação se dá com pontas de ramos podados com 8 a 10cm de comprimento.

Já o solo deve ser enriquecido com adubo. Isso porque as hortênsias precisam de um solo que permaneça úmido durante todo o tempo. Mas, caso haja retenção de água, utilize turfa para auxiliar no processo de drenagem, não permitindo o encharcamento.

Regue as raízes da planta antes de colocar no buraco ou no vaso. Após encher com terra, regue novamente. Ao longo do tempo, faça irrigação constante.

2 – Índice de luz solar para o crescimento

As hortênsias precisam de bastante luz solar para seu crescimento, durante a manhã, enquanto à tarde necessitam de um pouco de sombra. Então, o ideal é planta-las em um local com essas condições.

3 – Onde cultivar

Como descrito anteriormente, estamos falando de uma planta que pode crescer até 2,5m. Portanto, é necessário saber onde realizar o plantio para que ela possa crescer com tranquilidade.

É possível cultivar hortênsias em jardins ou canteiros, mas também em um vaso grande.

Se plantar mais de uma muda, deixe um espaço de 2 a 3 metros entre uma e outra.

4 – Melhores épocas para as hortênsias

As hortênsias devem ser plantadas no início de estações como primavera ou outono, pois terão mais tempo para se adaptarem às condições do solo. Elas vão florescer na primavera seguinte

Por outro lado, é ideal proteger as hortênsias durante o inverno com folhas ou palha, retirando a proteção na primavera.

5 – Como alterar a cor das flores

As hortênsias estão entre as mais charmosas do mundo, pois são flores fáceis de se cultivar e com cores diversas. É possível cultiva-las e obter flores nas cores azul, rosa, branco e roxa.

É possível alterar a cor de rosa para azul, por exemplo, modificando o pH do solo onde foi plantada. No entanto, essa mudança vai demorar alguns meses.

Para mudar de rosa para azul, adicione enxofre ou musgo de turfa para reduzir o Ph.

Já para realizar o processo inverso, que é mais difícil, é ideal elevar o pH do solo adicionando calcário.

As flores que florescem brancas são as únicas que não mudam de cor em nenhuma hipótese.

Dúvidas no preparo do adubo orgânico?! Herborista tem dicas sobre o tema e sobre cuidado com plantas

Quer saber mais sobre o adubo orgânico? Janaína entrevistou a herborista Sabrina Jeha falando sobre os cuidados com as plantas e também sobre o adubo orgânico. Dicas importantes para você:



Fonte