5 técnicas para uma pele linda (sem cortes ou botox!)

0
50

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Qual o segredo para uma pele perfeita? Nas clínicas de estética, uma série de procedimentos prometem ser a resposta mais curta para essa pergunta. Um estica para cá, puxa de lá, coloca uma (ou várias) agulhas e levanta a cútis. Alternativas, inclusive invasivas, não faltam para dar adeus aos temidos pés de galinha, rugas entre as sobrancelhas, linhas de expressão na testa e famoso código de barras ou bigode chinês formados sobre o lábio superior.

Mas especialistas alegam que existem maneiras naturais de conter o amadurecimento que floresce na pele. Além de uma dieta saudável, proteção solar e hidratação — de dentro para fora —, propostas que se apropriam de conhecimentos milenares como a medicina Ayurveda garantem o fim das rugas e uma pele dos sonhos.

Na região do rosto e pescoço, se concentram mais de 50 músculos. Técnicas de massagem, ginástica e yoga voltadas para a face prometem trazer um aspecto mais jovial e tonificado à cútis, garantindo uma melhor circulação e oxigenação da região do rosto. Confira cinco novidades da estética:

1. Ginástica facial

Para prevenir o envelhecimento da face, não é necessário investir em botox, recorrer às temidas agulhas ou fazer vários procedimentos estéticos invasivos, garante a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, especialista em beleza há mais de 40 anos.

De acordo com a profissional, a ginástica facial é uma técnica simples e bastante eficaz para ativar a circulação, melhorar a oxigenação da pele, trazer vitalidade e tornar o contorno do rosto mais esculpido, garantindo assim uma cútis mais jovial e saudável.

Em entrevista ao Metrópoles, a especialista compartilhou que a técnica pode ser considerada uma espécie de lifting natural”, atuando como uma opção preventiva ao envelhecimento e garantindo mais tônus muscular à região da face. Além dos resultados imediatos para a saúde da pele, há uma independência de produtos químicos. Em poucos minutos, tem-se a mesma sensação de bem-estar de uma sessão de academia.

“As pessoas trabalham muito o corpo: treinam braços, pernas, barriga e glúteos, mas o rosto fica esquecido. A ginástica facial previne e reduz as linhas de expressão, estimula a produção de colágeno e diminui a flacidez”, garante.

Queridinha de personalidades como Cleo Pires, Fafá de Belém, Zezé Polessa e as modelos Alessandra Ambrósio, Isabella Fiorentino, e Izabel Goulart, a especialista em estética explica que 10 minutos diários são suficientes para driblar os temidos efeitos do envelhecimento. Para quem quer começar com os passos básicos em casa, confira o passo a passo da técnica.

À flor da pele

Isabella Bernardi, 53, conta que descobriu os benefícios da ginástica e da massagem com Roseli aos 28 anos. Desde os 30, entre idas e vindas, a modelo e atriz investe nas alternativas para garantir mais firmeza na cútis, e atesta que os efeitos são visíveis.

“Eu gosto de técnicas naturais, pois tenho a pele bastante sensível. Me identifiquei muito com a Roseli e foi um casamento”, diverte-se Isabella. “Nunca fiz nenhum procedimento invasivo, morro de medo de agulhas. Mas, vejo muito resultado no que eu faço. Há 15 anos eu realizo a ginástica e a massagem no rosto diariamente — e eu vi e senti a diferença na pele”.

0

2. Massagem Facial

Enquanto a ginástica melhora a firmeza dos músculos do rosto, atuando na parte interna da face, a massagem contribui para desinchar, acentuar as formas do rosto e promover a revitalização natural da pele, de acordo com a esteticista Renata França.

Criadora do método queridinho de famosas como Ivete Sangalo, Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa, a famosa massagem Miracle Touch ganhou uma versão especial para a região do rosto e pescoço, que tem efeito de “lifting imediato” e a função de drenar inchaços e garantir resultados tão visíveis quanto a massagem modeladora voltada para o corpo.

Os efeitos duram em torno de uma semana, podendo se estender a 15 dias, dependendo do estilo de vida de quem a recebe.

Confira um passo a passo ensinado pela esteticista, para quem quer fazer a automassagem profissional em casa:

  • Com suas duas mãos, pressione por três vezes a região popularmente conhecida como saboneteira, aquela que fica próxima dos ossos da clavícula;
  • Escolha seu hidratante facial favorito e aplique, de forma ascendente, uma leve quantidade na região do maxilar inferior (mandíbula). Depois, com os três dedos centrais de uma das mãos (indicador, médio e anular), forme uma espécie de tripé, encaixando os três dedos no maxilar, permitindo que o dedo médio fique sobre o osso da mandíbula. Os outros dois dedos devem ficar um acima e um abaixo desse que está centralizado;
  • Com os três dedos posicionados no centro do queixo, faça movimentos ascendentes, levando essa linfa até o fim da mandíbula (próximo da orelha). Repita pelo menos cinco vezes e mude de lado, repetindo esses movimentos. Importante: use sempre a mão contrária ao lado que está sendo trabalhado;
  • Posicione seus dois dedos indicadores em cada uma da laterais do rosto (cavidade pertinho da orelha, fácil de ser identificada) e pressione levemente por três vezes. Depois de pressionar os dois lados, deslize as duas mãos, simultaneamente e por pelo menos oito vezes até o pescoço (como se estivesse fazendo um carinho em você mesma). Depois, pressione por três vezes as duas cavidades da saboneteira;
  • No quadrante do famoso bigode chinês, faça movimentos ascendentes, e de abertura, com as duas mãos, partindo do centro do rosto para as orelhas. Repita por oito vezes, de forma simultânea;
  • Para afinar o nariz, use os dois indicadores, fazendo um deslizamento que sai da base dele (perto dos olhos), seguindo para a ponta. Repita por oito vezes, de forma simultânea;
  • Por último, a testa: com as duas mãos, faça movimentos que partem da sobrancelha, seguindo para a parte final da testa (próxima dos cabelos). Repita por oito vezes em toda a testa, começando por uma das sobrancelhas e terminando na outra. O efeito lifting é imediato!
  • Para finalizar, faça um “geralzão”, repetindo rapidamente todos os movimentos!

Detalhe: todas essas manobras levam entre 8 e 10 minutos para serem feitas e o resultado, de um rosto mais marcado, dura até quatro horas (tempo do efeito lifting).

3. Aromaterapia

A técnica que existe há mais de 5 mil anos e faz parte da cultura indiana, conhecida como medicina Ayurvédica, tem como base os óleos essenciais — extratos vegetais naturais altamente concentrados, que têm sua origem nas plantas. Seus efeitos também são conhecidos há milênios no universo da beleza, por conta dos benefícios antissépticos, seborreguladores e calmantes.

No caso da saúde da pele, os óleos essenciais atuam trazendo uma solução orgânica para inúmeros problemas, como acne, dermatite seborreica, estrias, manchas, psoríase e dermatite atópica, segundo a dermatologista Fabiana Seidl.

“Em especial, o óleo de melaleuca é amplamente utilizado na prática dermatológica pela comprovada ação antifúngica e bactericida”, afirma a especialista.

De acordo com a profissional, a técnica de aplicação por massagem na pele facilita a absorção dos princípios ativos na derme, onde estão os vasos sanguíneos, levando aos efeitos benéficos locais e também no corpo por meio da circulação. Além disso, a inalação do aroma presente no óleo promove o estímulo do sistema límbico, despertando emoções via memória olfativa e estimulando liberação de hormônios e neurotransmissores.

A massoterapeuta Raquel Umb realiza procedimentos de drenagem corporal e facial aliada à aromaterapia. Raquel explica que o procedimento vai além da questão física, e é esse o diferencial da prática.

“Além de tratar problemas como acne e dermatites, a drenagem facial com o uso dos óleos também promove o rejuvenescimento e alivia o estresse e a ansiedade”, reitera. Escolhendo o óleo certo, se potencializa o resultado, que extrapola os limites do estético e também parte para o emocional.

4. Yoga Facial

Um dos principais pilares da prática de yoga envolve a respiração. A ação de inspirar e expirar, além de ser inerente à sobrevivência humana a partir da oxigenação do organismo, também acumula a função de conectar o corpo e a mente e trazer o indivíduo para o momento presente, aliviando o estresse e a ansiedade.

Os princípios e efeitos positivos da atividade que alia o bem-estar corporal e espiritual foram incorporados à rotina de beleza. A yoga facial consiste na realização de exercícios variados que ativam a musculatura, relaxando pontos de tensão propensos a rugas.

Como resultado, ela se propõe a eliminar linhas de expressão, tonificar e reeducar os músculos faciais, prevenindo o envelhecimento. Funcionando como uma conscientização e harmonização da face, a yoga facial não tem uma “receita”, mas já teve seus benefícios comprovados, segundo um estudo publicado em 2018 na revista científica JAMA-Dermatology.

“Em termos de músculos faciais e pescoço, a yoga serve tanto para prevenir as rugas e flacidez quanto para trabalhar problemas específicos, como tensão”, afirma a fonoaudióloga Alessandra Scavone, criadora da técnica Masc Facial.

Também baseada nos princípios da Ayurveda – que não tem apenas foco no vigor físico, como também na harmonia entre corpo, mente e alma — outra técnica de yoga facial foi desenvolvida pela terapeuta Renata de Abreu, a partir da sua experiência com a ginástica associada aos exercícios de respiração.

“Em um trabalho de estímulo linfático e firmeza do tônus muscular, há o aumento da circulação sanguínea na face e da circulação de oxigênio e maior produção de colágeno e tônus muscular”, conta a terapeuta.

Entre as dicas para garantir uma saúde da pele duradoura, Renata elaborou uma lista:

0

5. Massagem Bucal

Adepta das alternativas para exaltar características naturais de maneira não invasiva, Meghan Markle já confirmou ser adepta do yoga facial e da massagem bucal, técnica também conhecida como Soin Buccal.

Meghan Markle

Uma criação da francesa Joëlle Ciocco, expert em beleza, o tratamento é feito na parte inferior do rosto, interna e externamente, e seus efeitos vão desde um rosto com expressão mais relaxada, uma pele sedosa, a sensação de lifting e contorno marcado, até o alívio da tensão facial que pode agravar problemas de saúde, como a enxaqueca.

Apelidada de “guru da skincare”, a parisiense é uma das beauty experts mais badaladas de Paris, e tem na lista clientes como Natalie Portman, Sofia Coppola, Juliette Binoche, Marc Jacobs e Carla Bruni-Sarkozy.

Em São Paulo, a clínica Dominique Maison de Beauté realiza os procedimentos desenvolvidos pela cosmetologista e trabalham todos os músculos da face, promovendo uma sensação de profundo relaxamento, assim como o tão esperado efeito lifting.

“Padrão ouro”

Embora as clínicas de estética ofereçam um extenso cardápio, Ediléia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da SBD, afirma que os cuidados mais importantes com a cútis envolvem fazer uma limpeza adequada da pele pelo menos uma vez ao dia, de preferência à noite, e usar produtos hidratantes específicos para cada tipo de cútis.

“No caso de pessoas que já tenham um certo grau de envelhecimento, o tratamento padrão ouro é o ácido retinóico, além de sempre proteger a pele do sol com os filtros solares. A fotoproteção é a medida central para ter uma pele com aspecto bonito e saudável”, explica.

No caso das ginásticas, massagens e outros procedimentos para o músculo, a especialista defende que o procedimento garantido para melhorar rugas e linhas de expressão é a toxina botulínica, que faz o relaxamento dos músculos.



Fonte