A Voz de Trás-os-Montes – Escola Diogo Cão dedica semana à alimentação e à saúde

0
162

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Entre os dias 14 e 18 de outubro decorreram, na Escola Diogo Cão, as atividades inscritas no programa da 1ª Semana de Articulação, denominada “Alimentação & Saúde”, que envolveu os diferentes departamentos, projetos e estruturas.

Ao longo da semana esteve patente no polivalente da escola-sede uma exposição relacionada com esta temática com trabalhos realizados pelos alunos nas diferentes áreas do currículo. Ao mesmo tempo decorreu na biblioteca uma atividade com participação de todas as turmas intitulada Imagens Comentadas.

No início da semana procurou-se incentivar o consumo de sopa, com uma amostra de receitas recolhidas pelos discentes nas aldeias onde residem. Depois, realizou-se o “jogo da glória dos alimentos”, com a participação de algumas turmas, e o concurso de receitas saudáveis, avaliadas por um conjunto de jurados que incluía elementos da escola e convidados exteriores. Houve ainda documentários e um painel constituído por pessoas com diferentes percursos e em diferentes contextos (psicóloga, pediatra, educadora de infância, enfermeira, mãe), moderado pela diretora do Agrupamento. 

A enfermeira Vanessa felicitou o AE Diogo Cão pela iniciativa, exaltando a “educação, enquanto instrumento poderoso para fazer do mundo um lugar melhor”, dizendo que “são tantas as sementes prontas para germinar a mudança, que representam a Escola que sonhamos para o futuro”. A este propósito, a diretora do Agrupamento surpreendeu a vasta assistência com um título mais adequado para este evento “Em nome da educação, do futuro, e do espírito aberto”.

Na quarta-feira, dia mundial da alimentação e do pão, decorreram diversas iniciativas: a degustação de receitas saudáveis oferecidas aos alunos da escola pela blogger Andrea, que alertou para os malefícios do consumo excessivo de açúcar, sal e gorduras. Foi ainda oferecido à comunidade escolar diferentes tipos de pão acompanhados de uma saborosa maçã. Houve também a apresentação de um pequeno vídeo sobre a importância da higienização das mãos. 

Decorreu ainda no IPDJ uma palestra, onde se chamou a atenção dos alunos do 3º ciclo para os benefícios de uma alimentação saudável. 

Na quinta-feira foi apresentada uma pequena peça de teatro sobre alimentação saudável no polivalente por uma turma de 6º ano. Foram ainda distribuídos autocolantes e marcadores de livro e realizados jogos, orientados pelo grupo de Educação Física.

Foi uma semana de atividades enriquecedoras, que contou com a participação empenhada de alunos, professores e restante comunidade escolar.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda