Adopte estas oito medidas simples para melhorar o seu sistema imunitário – Paivense

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Imunidade é a capacidade do organismo de criar defesas contra vírus, bactérias e fungos que possam causar doenças e prejudicar o pleno funcionamento do corpo humano. Quando algo vai mal e a imunidade está baixa, ficamos muito mais suscetíveis a doenças, infecções e aos agentes patológicos. No entanto, a resposta para fortalecer as defesas naturais do organismo pode estar antes mesmo de recorrer a medicamentos, na adopção de hábitos saudáveis.

Ainda não há vacina ou medicamentos para combater o novo coronavírus, então fortalecer o sistema imunitário é a melhor defesa que temos contra esta ameaça.

O nutricionista e especialista em medicina ortomolecular, o Dr. Leone Gonçalves aponta que alguns ajustes na rotina e nos hábitos alimentares podem fazer toda a diferença para aumentar a imunidade: “certos hábitos quando adotados tem o poder de melhorar a nossa imunidade. Melhorar a alimentação, qualidade do sono e outros hábitos são alguns pilares que podem fortalecer o sistema imunitário”, comenta.

Dr. Leone Gonçalves

Beba mais água

A ingestão de água melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, o que previne doenças. Buscar uma ingestão de água mais consciente é muito importante para ajudar o corpo a fortalecer as defesas naturais.

Perdemos líquidos com o calor, o esforço físico e o movimento. Logo ao fazer exercícios físicos, hidrate-se com água de coco ou água pura, mas sem exagerar.

Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma dieta que inclui todos os grupos alimentares é fundamental para fortalecer a imunidade. Proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas e sais minerais não podem faltar na dieta diária.

Os micronutrientes essenciais para o fortalecimento da imunidade são as vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre, que ajudam o corpo a aumentar a proteção contra infecções e aumentam a produção de anticorpos.

Aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras e elimine ao máximo produtos industrializados da sua dieta. Aumente a ingestão de vitamina C pois ela também fortalece as defesas do organismo.

Evite vícios, bebedeiras e consumo de cigarro 

O consumo exagerado de álcool e tabaco diminuem a imunidade. Esses vícios são extremamente danosos não só para o nosso sistema imunológico mas para vários outros sistemas de nosso corpo”.

Já existem estudos que comprovam que algumas bebidas podem, inclusive, fazer bem à saúde, mas desde que ingeridas com moderação. O vinho é o principal exemplo. Mas, importante reforçar que todo excesso é prejudicial e a bebida alcoólica não foge dessa regra.

Faça exercícios

Segundo estudos, o sedentarismo está associado a 28% das mortes por doenças crônicas, perdendo apenas para o tabagismo. A prática de uma atividade física de média intensidade pode ajudar e muito a fortalecer o sistema imunológico. Já exagerar nos exercícios de alta intensidade podem diminuir a imunidade.

Mantenha a calma

Assim como a baixa autoestima, o estresse impede o sistema imunológico de funcionar a todo vapor, abrindo portas para doenças. Quando estamos sob pressão e muito estressados, o ideal é praticar alguma atividade que goste.

Cuide da higiene

Hábitos como lavar as mãos antes de manusear alimentos, de levá-las a boca e aos olhos e sempre depois de conduzir ou usar o transporte público devem sempre ser levados em conta. Estamos expostos 24h por dia a bactérias, por isso a higiene é importante. Ao chegar em casa, tomar um banho é bom para não manter todos os germes da rua no seu corpo e na sua cama.

Esteja sempre em dia com a vacinação

Tomar todas as vacinas deixa você protegido de doenças graves como hepatite B, varicela, hepatite A, BCG, sarampo, rubéola e caxumba, etc.

Durma bem

Pessoas que não tem um sono adequado, com cerca de 6 a 7 horas por noite, podem ter seu sistema imunitário afectado. A privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade.

As consequências disso são maiores chances de contrair doenças infecciosas e a diminuição do efeito de vacinas. Diabetes e cancro também podem aparecer com mais facilidade em indivíduos que dormem pouco.



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