Agricultores do Alto Tietê estão em alerta com a chegada do verão | Mogi das Cruzes e Suzano

    0
    48

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O verão começou exatamente 12h59 desta terça-feira (21). De acordo com os meteorologistas, o fenômenos La Niña deve reduzir a quantidade de chuvas durante toda estação, além de trazer uma passagem de frente fria. Diante de toda essas mudanças climáticas, os produtores rurais do Alto Tietê já calculam prejuízos.

    Durante o verão, os produtores costumam usar o ar condicionado, o que costuma aumentar o valor da conta de luz em até 50%. Para resolver o problema, o produtor Gilberto Custódio costuma diminuir o armazenamento em sua estufa de 800 sacos de cogumelos para 500 no verão.

    “A gente diminui a produção, atende com o mínimo de pedidos para evitar ter maiores perdas, porque, mesmo assim, o comprometimento com o calor é muito grande, que, às vezes, a eficiência do ar condicionado, no meu caso aqui, não é 100% segura”, explica.

    O verão também atrapalha o cultivo de hortaliças, pois além do calor, o volume de chuva encharca o solo. O agricultor Mário Xavier da Costa contabiliza perdas todos os anos. “Como eu tenho uma parte alta aqui, aqui na minha chácara, praticamente, uns 20%, 30%. Não por conta tanto de estrago da chuva, é que depois da chuva vem a bactéria, vem a doença. Isso aí prejudica muito a lavoura. Já o desenvolvimento não vai ser bom”, diz.

    De acordo com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, uma hortaliça vendida a R$0,80 centavos no inverno, pode chegar a R$3,00 no verão, por conta da queda na produção. Para a agência, o cultivo em viveiros de hidroponia seria ideal nesta época, porém os custos são inviáveis para alguns agricultores.

    “Como eu estou começando agora, nós pegamos aí a pandemia, tudo é inviável pra gente. O custo seria muito alto. Então, é melhor ainda tentar continuar assim, ate a gente aguentar, ate ver se consegue melhorar com o tempo”, pontua o agricultor.



    Fonte