Alimentação e exercícios para aproveitar a folia

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O período pós-festas é sempre marcado pelo arrependimento devido aos exageros com a comida e com a bebida. A alimentação farta faz com que muitas pessoas comecem o ano com uns quilinhos a mais, porém na maioria das vezes com a vontade de entrar em forma para encarar o Carnaval.

A vendedora Silvana Antonucci, de 35 anos, está pesando 119 kg e sabe que perder peso será um desafio. A meta é eliminar 50 Kg, mas se conseguir 20 kg, diz estar no lucro. “Já tentei muitos métodos para emagrecer. Exercícios, dietas e sucos detox. A princípio elas funcionam no começo, mas depois eu volto a engordar. O grande problema é a disciplina. Eu preciso de um estímulo para continuar focada e seguir as recomendações à risca. Emagrecer até o Carnaval é um desafio, uma forma de estímulo para mostrar que sou capaz. Acredito que colocando esses pequenos objetivos eu consiga atingir o meu desejo”, afirma.

Para quem quer emagrecer nesse curto período de tempo, é importante conciliar uma alimentação saudável com exercícios físicos regulares. É o que diz a nutricionista Núbia Kalboneh. Ela ressalta que é improvável que a pessoa consiga perder muitos quilos em um período tão curto de tempo sem prejudicar a saúde, mas dá algumas dicas que podem ajudar nesse desafio. “Beber muita água é fundamental. Prefira uma alimentação leve, rica em legumes, verduras, frutas e fibras, evitando alimentos industrializados, pois esses alimentos são ricos em gorduras, açúcares e sódio. Outra dica é reduzir o máximo possível a quantidade de sódio. Ele aumenta a retenção de líquidos, levando ao inchaço e consequentemente aumentando o peso”, explica.

A nutricionista ressalta que no desespero de tentar emagrecer, as pessoas procuram soluções ‘milagrosas’, porém isso pode ter o efeito contrário ou prejudicar a saúde. “É importante evitar as dietas da moda ou aquelas que prometem resultados imediatos e milagrosos. Isso é prejudicial. Um profissional da saúde pode ajudar com as necessidades de cada um.”

MALHAÇÃO
Além da alimentação, os profissionais da área de saúde reforçam a importância do exercício físico para cumprir o objetivo. “Eles precisam ser feitos de forma regular, não de qualquer jeito. Porém, para quem não está acostumado, é importante começar com atividades leves e de preferência acompanhado por um profissional da área”, ressalta Núbia.

O preparador físico Paulo Henrique Morelli afirma que é preciso analisar a situação de cada um, para definir a melhor sessão de exercícios, mas no geral, o importante é não desmotivar. “Para quem já treina, está acostumado e querem perder alguns quilos até o Carnaval, a dica é manter o foco. Não sair da dieta e vale até pedir para o profissional responsável aumentar a intensidade do treino, como fazer musculação e exercícios aeróbicos (esteira, bicicleta, escada, corda, etc) todos os dias por mais tempo ou mais intenso”, afirma.

 

Mariana Checoni

Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/alimentacao-e-exercicios-para-aproveitar-a-folia/



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