Alunos da rede municipal participam do Projeto ‘O Almoço Mágico’

0
197

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

RESENDE

Alunos da rede pública municipal de ensino participam até a próxima quarta-feira do projeto de educação alimentar ‘O Almoço Mágico’. O programa – desenvolvido pela empresa licitada pela Prefeitura de Resende, para a alimentação escolar do município – consiste na contação de história para alunos entre quatro meses e cinco anos de idade.

A ação está sendo realizada a partir de parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desde segunda-feira, dia 12 e serão contemplados aproximadamente 2,6 mil estudantes da rede municipal.

Até a última sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, foram beneficiadas turmas de 12 unidades de educação da cidade.

A secretária de Educação, Rosa Frech, destacou que o projeto agrega o conhecimento de valores de alimentação saudável às crianças que estão em fase de crescimento. “O projeto é muito bem-vindo no contexto escolar, visando criar estímulos para que as crianças entendam a importância da alimentação saudável, ingerindo verduras e legumes, que fazem parte do cardápio nutritivo” comentou a secretária.

Rosa Frech lembrou que no início do atual governo houve uma reformulação na merenda escolar. “No inicio do governo buscamos reformular a merenda escolar com um cardápio mais nutritivo. O tema abordado com a contação de história faz jus à Lei Federal nº 13.666/2018, que inclui educação alimentar e nutricional entre os assuntos transversais, que devem ser abordados tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Abraçamos o projeto idealizado pela empresa, pois é uma maneira lúdica de chamar a atenção da criançada para hábitos mais saudáveis de alimentação”, reforçou secretária de Educação, lembrando que a ação envolve toda a comunidade escolar.

O PROJETO

Com o objetivo de conscientizar as crianças em relação à alimentação saudável, a contação de história é feita utilizando fantoches, diversos elementos cênicos e muita música cantada ao vivo. A contadora de histórias narra sobre a amizade de duas amigas, a Fadinha e a Bruxinha. O enredo retrata uma amizade divertida e forte entre as personagens, mesmo com suas diferenças. A relação fraterna resulta em mudança de comportamento e hábitos alimentares.

A intenção é fazer um alerta aos estudantes sobre uma vida mais saudável a partir de uma boa alimentação com o consumo de verduras e legumes, evitando a ingestão de alimentos com excesso de gordura e açúcar. O projeto ainda serve como conteúdo para que as unidades de ensino estejam adequadas à exigência da inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar.

Em uma ação que une responsabilidade aos serviços de alimentação escolar, a empresa, há mais de 35 anos no mercado, elabora projetos seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal, que oferece alimentação escolar e ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. A equipe profissional atua com a finalidade de garantir a qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições, inclusive, no atendimento especializado aos alunos com restrições alimentares.



Fonte