Anvisa autoriza o desembarque de 54 tripulantes de navio de luxo em Santos; 124 ficarão a bordo | Porto Mar

    0
    88

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Mais de 50 tripulantes estrangeiros do navio de luxo Scenic Eclipse, atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foram autorizados a desembarcar na manhã desta sexta-feira (3). Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), houve a análise de dados de saúde a bordo e não foi constatado nenhum caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) na embarcação.

    O navio Scenic Eclipse chegou à barra de Santos na quinta-feira (3), onde ficou fundeado enquanto aguardava autorização para atracar no porto. Com acesso autorizado pela Anvisa, a embarcação acessou o cais e atracou no terminal 33 da margem direita do Porto de Santos nesta sexta-feira.

    De acordo com a Anvisa, a embarcação solicitou o desembarque de 54 tripulantes para que eles pudessem retornar aos seus países de origem de forma imediata. A operação de desembarque havia sido negada até que a Anvisa analisasse o estado de saúde da equipe.

    O desembarque de estrangeiros por via marítima, previsto na Portaria 47/2020 da Casa Civil, acontece somente em casos de urgência médica ou de retorno imediato por via área para o país de origem. Demais casos são proibidos.

    Segundo a Anvisa, não há suspeita de contaminação por Covid-19. Por isso, o órgão autorizou a saída de parte da tripulação. A opção de desembarque por Santos deve-se à proximidade com o Aeroporto Internacional Franco Montoro (Guarulhos).

    Segundo a Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária, a operação de desembarque segue o Plano de Contingência do Porto de Santos, utilizado para ocorrência de emergência internacional de saúde, sendo monitorada pelas autoridades portuárias.

    A Anvisa aponta, ainda, que a embarcação ficou 26 dias, desde 7 de abril, sem conseguir parar em portos da América do Sul, fechados para estrangeiros por conta da quarentena pelo novo coronavírus, após uma temporada na Antártica. No total, 178 tripulantes estão a bordo do Scenic Eclipse.

    Navio de luxo atracou no Porto de Santos após temporada de passeio na Antártica  — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

    Navio de luxo atracou no Porto de Santos após temporada de passeio na Antártica — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

    O Eclipse foi projetado para desbravar regiões como Ártico e Antártida, o iate seis estrelas conta com helicóptero H130 e submarino Worx da U-Boat. Ambos atendem a padrões internacionais de ruído, o que permite o acesso a parques nacionais, reservas naturais e passeios inesquecíveis pelo oceano.

    Encerrando uma temporada pela Antártica, o iate estava fundeado em Montevideo, em Buenos Aires, há vários dias. Antes, não havia sido autorizado a atracar nos portos de Ushuaia e Buenos Aires, na Argentina por conta da pandemia.

    Embarcação Scenic Eclipse foi projetada para desbravar regiões como Ártico e Antártida — Foto: G1 SantosEmbarcação Scenic Eclipse foi projetada para desbravar regiões como Ártico e Antártida — Foto: G1 Santos

    Embarcação Scenic Eclipse foi projetada para desbravar regiões como Ártico e Antártida — Foto: G1 Santos



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda