Anvisa diz que irá apurar infrações sanitárias praticadas por navios de cruzeiros | Porto Mar

    0
    23

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Após casos confirmados de Covid-19 em navios de cruzeiro do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que irá apurar se houve o descumprimento de protocolos sanitários pelas embarcações e, se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados. Neste domingo (2), há previsão que o MSC Splendida, que está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, comece uma nova viagem, mesmo após o surto de positivados a bordo.

    Segundo a agência reguladora, os responsáveis serão penalizados nos termos da Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis. Além disso, de acordo com a Resolução da Anvisa, RDC nº 574, de 2021, as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da Anvisa, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.

    Conforme destaca a Anvisa, a embarcação Costa Diadema está com as suas atividades não essenciais proibidas a bordo, devendo ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação até o desembarque de todos os viajantes.

    A Anvisa determinou a interrupção das atividades da embarcação Costa Diadema no dia 30 de dezembro, quando a embarcação estava ancorada no porto de Salvador. O navio foi liberado no dia seguinte para voltar ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros, mas permaneceu com atividades suspensas.

    Passageiro de navio fala em lockdown em navio de cruzeiro Costa Diadema

    E, o MSC Splendida também teve a sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada de sua operação depende de nova avaliação pela agência, segundo comunicado divulgado pela Anvisa.

    No entanto, centenas de passageiros subiram a bordo do cruzeiro neste domingo (2), no Terminal Marítimo de Passageiros de Santos (Concais). A previsão é que o navio saia do cais cantista no início da noite.

    O g1 tenta contato com a MSC para confirmar as informações de embarque do novo cruzeiro após o recente comunicado da Anvisa, mas ainda não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

    Passageiros embarcam para nova viagem no MSC Splendida após surto de Covid no cruzeiro de Réveillon — Foto: Adriana Cutino/g1

    A Anvisa também destacou no comunicado que continua supervisionando as demais embarcações que operam na costa brasileira e já intensificou as ações de investigação epidemiológica e sanitária para controlar a transmissão da Covid-19 a bordo das embarcações e a disseminação da doença.

    Também destacou que o descumprimento dos protocolos sanitários e a desobediências às medidas de restrição impostas pelas autoridades constituem infrações sanitárias que, se confirmadas após apuração em processo administrativo, resultam em multas e suspensão das atividades.



    Fonte