Após diagnóstico de câncer, filhos raspam cabeça para apoiar mãe e fazem ensaio fotográfico com 35 familiares no AC; vídeo | Acre

    0
    22

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    Um gesto de amor e carinho. Foi assim que a família da aposentada Dione Daher, de 71 anos, foi amparada pelos filhos e familiares após o diagnóstico de câncer de mama. Para prestar solidariedade, os filhos dela rasparam a cabeça e juntos fizeram um ensaio fotográfico para registrar o momento.

    Os cinco filhos de Dione, os nove netos e noras fizeram um ensaio fotográfico na sexta-feira (8) em um grupo de pelo menos 35 pessoas, no Parque Tucumã, em Rio Branco, para deixar registrado o apoio da família. Dione deu início ao tratamento do câncer ainda na fase inicial.

    O diagnóstico veio em agosto deste ano, após exames de rotina. De lá para cá, foi na família que ela encontrou apoio, principalmente nos filhos que decidiram surpreendê-la e raspando a cabeça.

    “Meu sentimento hoje é de alegria e gratidão, primeiramente a Deus, porque o que cura o câncer é o amor”, disse.

    Outubro é o mês com ações direcionadas à conscientização do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

    Filhos raspam cabeça para apoiar mãe com câncer e fazem ensaio com 35 familiares

    Mesmo com o diagnóstico, é com um sorriso no rosto que a aposentada decidiu encarar de frente a luta contra o câncer de mama.

    “Se pensava que seria uma coisa triste, mas virou uma festa. Ficamos todos impressionados com a minha filha por raspar a cabeça em solidariedade à mãe. Júnior foi o primeiro que chegou de cabeça peladinha e virou uma festa no salão. Ao invés de ser uma coisa triste, que pensavam que seria, virou uma festa. Depois fiz no meu cabelo e minha filha também fez e todo mundo admirado, não pelos meninos, por ela ser mulher e ter essa coragem de raspar a cabeça em solidariedade à mãe”, relembrou.

    A técnica de enfermagem Isabelle Daher disse que os irmãos decidiram raspar e ela não poderia ficar de fora.

    “Os meninos todos, meus irmãos, quiseram raspar e eu, como sou a única mulher, disse que não poderia ficar de fora. Tinha que dar apoio e força para minha mãe nesse momento”, contou.

    Para o filho Yledo Júnior, que é médico, estar todos juntos faz com que a batalha seja menos pesada.

    “É o mínimo que a gente pode fazer, dizer que estamos aqui e juntos, que ela não está só nessa batalha. Foi uma forma de dizer que vamos segurar na mão dela e juntos vencer essa batalha”, afirmou.

    Dione Daher foi diagnosticada com câncer de mama em agosto deste ano — Foto: Natércia Damasceno/Arquivo pessoal

    Toda essa jornada vai ficar eternizada. É que os filhos decidiram fazer um ensaio fotográfico para registrar, em imagens, a coragem, a graça e toda a força da Dione.

    Para participar desse momento especial, dois dos filhos que moram fora do estado, no Rio de Janeiro (RJ) e em Manaus (M), vieram ao Acre para que ninguém ficasse de fora. Com balões nas mãos e muita alegria, a família mostrou que está ainda mais fortalecida.

    “É levar esperança para aqueles que receberam esse diagnóstico. É tão difícil receber essa notícia. Então, esse ato aqui é para gente celebrar a vida, a esperança, dizer que isso não é o fim, mas o início de muitas coisas boas na nossa família”, reforçou Yledo Júnior.

    Com o ensaio, a família quer registrar todo amor e apoio que ela tem para enfrentar o câncer de mama. A ideia é ir bem além de fotografias, mas registrar a mensagem de amor, esperança e fé para outras pessoas que também lutam contra o câncer.

    “É uma demonstração de amor, esperança, fé, união da nossa família”, reforçou Isabelle.

    Dione recebeu apoio dos cinco filhos que rasparam cabeça após o diagnóstico — Foto: Natercia Damasceno/Arquivo pessoal

    Dione disse que para enfrentar esse desafio as energias positivas que tem recebido tem sido fundamental.

    “São tantas energias positivas que já sinto a cura. Sou inebriada por esse mar de amor que tenho recebido. Tenho muito orgulho da minha família, meus filhos que vieram de tão longe, tudo de surpresa. Aí eu choro de gratidão, de amor e de emoção. Isso não tem preço. Tem demonstração de amor maior que essa? Choro de gratidão, porque sou grata a Deus”.

    O pedido do ensaio foi em cima da hora. Mas a fotógrafa não pensou duas vezes antes de aceitar o convite e também se emocionou com o registro.

    “Registrar esse momento é muito especial e importante para a família. Eles decidiram registrar isso em fotografia para marcar um recomeço, uma renovação. Fiquei feliz por registrar e fazer parte disso com eles”, pontuou a fotógrafa Natércia Damasceno.

    E, por fim, não podia faltar um recado especial do Neto Gabriel. Ele veio de Niterói, no Rio de Janeiro, para entregar e também pedir muita energia positiva para a avó.

    “Eu tô mandando muita esperança, quero que ela melhore logo. E amo muito ela, nunca vou abandonar ela. Então, não quero que ela morra por causa desse caroço no peito”, concluiu.

    Filhos, netos e noras participaram do ensaio — Foto: Natercia Damaseno/Arquivo pessoal



    Fonte