Boletim da SES mostra que Maranhão se aproxima dos 3 mil curados da Covid-19 | Maranhão

A secretaria disse que 24.108 testes para diagnóstico da Covid-19 foram realizados no estado, no entanto deste número, os feitos pelo poder público são 16.866, uma vez que 7.242 foram realizados pela rede privada.

Quanto aos profissionais de saúde, 792 testaram positivo para a doença, 700 estão curados e 12 morreram.

Das pessoas em tratamento, a SES disse que monitora 7.859 que estão em isolamento domiciliar. Tem ainda 884 em enfermarias nas redes pública e privada e 371 estão em leitos de UTI exclusivos para o tratamento contra a doença.

O Maranhão tem 3.952 casos suspeitos e 11.665 já foram descartados. São 187 municípios com casos confirmados.

Grávida de 26 semanas recebe alta após contrair a Covid-19 no Maranhão

Um dos casos que ganhou repercussão foi no Hospital Universitário Presidente Dutra (HU-UFMA) em São Luís. A paciente Jociele Serra Pinheiro, de 38 anos, recebeu alta na unidade após contrair a Covid-19 (vídeo acima). Grávida de 26 semanas, Jociele recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após passar 41 dias internada.

Jociele foi a primeira paciente a ser internada na UTI para Covid-19 do HU-UFMA em 1º de abril. Mesmo curada da doença, ela continua em um leito de enfermaria da unidade, até receber alta do serviço de obstetrícia. De acordo com a assessoria da unidade, mãe e bebê passam bem.

Paciente é recepcionada com foguetório após alta da Covid-19 em Imperatriz

Outro caso de pacientes curados no Maranhão foi da Aldene da Silva Nascimento, que ficou internada no Hospital Macroregional de Imperatriz. Quando voltou pra casa, Aldene foi recebida com festa e até foguetório pela família e amigos

Outro caso de uma pessoa curada no Maranhão foi do vereador de Imperatriz, Manoel Conceição de Almeida, o Bebé Taxista (PEN). Ele chegou a ficar seis dias na UTI do Hospital Santa Mônica e se recuperou. Depois que saiu do hospital, o vereador pediu orações para o filho, que também está doente e em tratamento na UTI.

Curado da Covid-19, vereador comemora volta para casa, mas entra em nova batalha pelo filho na UTI — Foto: Redes Sociais

Ficar em casa é importante porque, segundo as autoridades de saúde, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1