Carnabanda é mantido em Santos com novas medidas de segurança | Carnaval 2020 em Santos

    0
    99

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O Carnabanda 2020 em Santos, no litoral de São Paulo, será retomado a partir da próxima terça-feira (4). O evento, que foi suspenso após um tumulto ocorrido em uma banda que saiu no bairro Gonzaga, voltará com a implementação de novas medidas de segurança. Representantes das Secretarias de Cultura, Segurança, da Polícia Militar e da CET se reuniram nesta sexta-feira (31) para definir as mudanças.

    Os desfiles das bandas do Carnaval de Santos haviam sido suspensos até esta sexta-feira, após um tumulto em uma banda na noite de terça-feira (28). Na ocasião, sete pessoas foram detidas suspeitas de cometerem furtos e agredir policiais militares que tentavam conter a situação.

    Após o ocorrido e diversas reuniões entre representantes da prefeitura, do Carnabanda e dos órgãos de segurança pública, foi definido que as bandas permanecerão nas vias públicas, em seus bairros de origem, mas os carros de som ficarão parados, em ambiente controlado nos perímetros fechados por gradis. O acesso e a permanência nesses locais serão permitidos apenas para pessoas autorizadas pelos organizadores de cada banda.

    Desfile de banda carnavalesca terminou em confusão no Gonzaga, em Santos — Foto: Solange Freitas/G1

    Desfile de banda carnavalesca terminou em confusão no Gonzaga, em Santos — Foto: Solange Freitas/G1

    Segundo a prefeitura, para ampliar a segurança, haverá revista e detector de metal na entrada e instalação de torres de observação de quatro metros com integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar.

    Também serão utilizados drones nas ações de vigilância da GCM. Além disso, a Polícia Militar anunciou ampliação do efetivo, contando com Força Tática nas imediações dos locais das bandas, além da atividade delegada. A prefeitura também afirma que exigirá dos organizadores das bandas o dobro do número de seguranças particulares inicialmente contratados.

    As resoluções foram tomadas, de forma conjunta, pelo Comitê de Segurança e Fiscalização das Bandas Carnavalescas de Bairros, da Prefeitura de Santos, e Polícia Militar. Segundo o secretário de Cultura, Rafael Leal, por pedido dos organizadores das bandas, foram mantidas as apresentações nos bairros de origem. Caso alguma nova ocorrência grave seja registrada, todo o calendário do evento será cancelado.

    Segundo a Prefeitura de Santos, todos os organizadores já encaminharam o total de participantes de suas bandas. Com base nessa informação, a Administração Municipal fornecerá as pulseiras que garantirão o acesso ao ambiente controlado do evento. Caberá aos organizadores identificar os foliões e entregar a pulseira.

    O Carnabanda é um evento organizado pelas bandas, com apoio da Prefeitura no que se refere à autorização para o uso das vias públicas, fornecimento de banheiros químicos e caminhão de som, bloqueio do trânsito, fiscalização de ambulantes, presença da Guarda Municipal e a limpeza das ruas após o evento.

    Neste novo formato, a municipalidade afirma que passará a oferecer ainda as pulseiras, os gradis, a torre de observação e a vigilância por drone.

    Carnabanda 2020 volta a acontecer a partir da próxima terça-feira (4) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos Carnabanda 2020 volta a acontecer a partir da próxima terça-feira (4) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

    Carnabanda 2020 volta a acontecer a partir da próxima terça-feira (4) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda