Como usar argila na rotina de cuidados com a pele – Revista Glamour

0
15

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Hit nas redes, as argilas naturais são mesmo boas para o spa em casa. Mas será que você realmente sabe como usá-las? Neste guia prático, experts explicam os benefícios e te ajudam a aproveitar o melhor destes ingredientes:

Argilas: tudo o que você precisa saber sobre elas (Foto: Getty Images)

Cada argila, uma função

Máscaras de argila (Foto: Getty Images)

Máscaras de argila (Foto: Getty Images)

Preta
Ela é a sua melhor amiga na hora de fazer uma desintoxicação na pele. Isso porque o silício e o alumínio, presentes em altas concentrações, são ativos anti-inflamatórios e adstringentes, que promovem uma limpeza profunda ao absorver todas as impurezas. “Além disso, a combinação de componentes melhora a textura da pele, deixando-a mais lisinha após o uso”, adiciona a dermatologista Marcele Trindade.

Vermelha
As peles secas e sensíveis podem apostar nesta versão sem medo. Rica em óxidos de ferro e cobre, ela atua na oxigenação das células, garantindo uma super-hidratação e auxiliando na prevenção de linhas finas ao manter a elasticidade em dia. “Esses elementos ainda têm ação cicatrizante e efeito calmante. Só tome cuidado com as regiões com traumas”, relembra a especialista.

Verde
Quem sofre com acne e oleosidade excessiva, atenta: o hype é real! “Por ser extraída de rochas vulcânicas, carrega óxido de ferro, magnésio, potássio e zinco, que ajudam a regular a produção das glândulas sebáceas”, explica Marcele. Os ativos têm efeito anti-inflamatório e adstringente, importante para quem tem espinhas doloridas. Não bastasse, também cuida da barreira cutânea ao remover impurezas e protegê-la dos efeitos da poluição.

Branca
Indicada para todas as peles, inclusive as mais sensíveis. “A argila branca tem uma composição de minerais mais gentil, por isso, é usada até em produtos dedicados aos bebês”, explica Patrícia Silveira, dermatologista natural. É rica em silício e sais minerais (suavizante e cicatrizante), além de antioxidantes que uniformizam manchas e combatem o envelhecimento celular precoce.

+ Seis cosméticos nacionais com argila para você testar

Como fazer máscara de argila em casa?

O que você deve ou não deve fazer com as argilas para garantir o efeito máximo na pele

DO’S
✓  Respeitar o tempo da máscara: depois de fazer a sua pastinha misturando a água à argila, aplique no rosto limpo e deixe de 15 a 20 minutos. Não é necessário mais que isso!

✓  Usar diferentes argilas para diferentes partes do rosto: chamada de multimasking, a técnica potencializa o resultado. Aposte na verde para a zona T e, na vermelha nas bochechas, para um controle de oleosidade + hidratação, por exemplo.

+ Argila preta: detalhes do que ela pode fazer por você

DONT’S
× Misturar argilas na mesma receita: além do risco de reação alérgica, alguns ativos anulam outros quando combinados.

× Deixar secar sobre a pele: ao contrário do que muitos acham, a argila não deve endurecer no rosto. “Quando ela seca, para de oferecer os minerais e ativos”, explica Patrícia. Ela só absorve as impurezas e entrega os benefícios se estiver minimamente úmida. Separe um borrifador ou frasco de água termal e aplique suavemente ao longo do processo.



Fonte