ConecteSUS sofre ataque hacker e dados sobre vacina somem do aplicativo

0
38

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

postado em 10/12/2021 08:47 / atualizado em 10/12/2021 11:34

(crédito: reprodução )

O site do Ministério da Saúde e o aplicativo ConecteSUS sofreram uma ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10/12). Nas duas páginas, os invasores deixaram uma mensagem que dizia que “50 TB de dados foram copiados e excluídos” e que o ataque tinha sido um “ransomware”. O malware é um tipo de vírus que bloqueia o acesso a um site e cobra um valor pelos dados, como se fosse um sequestro. Para ter os dados de volta, os invasores pedem para ser contactados. 

A mensagem parou de ser exibida pouco antes das 7h, mas os sites ainda estão fora do ar.

Por nota, o Ministério da Saúde informou que o sistema foi comprometido “temporariamente” e que Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações.

Usuários têm relatado que os comprovantes de vacinação foram apagados do aplicativo. O ConecteSUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde que reúne dados do Sistema Único de Saúde (SUS). É por ele que é possível emitir o Certificado Nacional de Vacinação da covid-19, exigido em viagens internacionais e para entrar em alguns estabelecimentos.

Ao acessar o aplicativo, muitos usuários relataram que ao tentar acessar a parte sobre vacinas aparece uma mensagem pedindo para aguarda 10 dias úteis, como se a pessoa não tivesse sido imunizada. 

aplicativo Conecta SUS
aplicativo Conecta SUS
(foto: reprodução )

O ataque acontece na mesma semana que o governo mudou as regras para viajantes estrangeiros entrarem no país. Em meio a pressão para que fosse exigido o passaporte da vacina, o governo preferiu não barrar os não imunizados e passou a exigir quarentena de cinco dias para aqueles que ainda não tomaram a vacina contra a covid-19. 

Nota Ministério da Saúde 

O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.



 



Fonte