Confira a programação de julho das oficinas da Maternidade Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim

0
13

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

 

As oficinas virtuais gratuitas para gestantes e puérperas da Maternidade Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, continuam neste mês de julho com encontros semanais até o dia 28. Os cursos on-line são para clientes Unimed e não clientes e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (28) 2101-6302 ou WhatsApp (28) 99993-1502.

O primeiro encontro ocorreu no dia 7, com a “Oficina de Amamentação”. Nesta terça-feira, 13, às 19h30, será a vez da “Oficina de Parto”, com o obstetra e coordenador da Maternidade Unimed, Watson Viana, e a enfermeira Juliana Paiva. O encontro trará informações sobre os tipos de parto, quais são as condições que levam a mulher a ter parto normal ou cesariano, os prós e os contras de cada parto, as posições do parto normal, os métodos farmacológicos para alívio da dor, entre outras.

No dia 20 de julho, às 19h, o tema abordado será “Cuidados com o recém-nascido”, com a enfermeira Juliana Paiva. A oficina apresentará as primeiras atenções com o bebê na prática: como vestir a roupinha, fazer o curativo do coto umbilical, trocar a fralda, posicionar o bebê depois de mamar e outras.

Na última semana do mês, dois encontros estão programados: o “Curso de Gestantes”, no dia 27, às 19h, com informações sobre os principais aspectos da gravidez, com orientações sobre o que a gestante precisa levar para a maternidade, os exames que deve realizar e como funciona o processo de internação, e o bate-papo on-line  “Prevenção de Acidentes e Cuidados com Recém-nascidos e Crianças”, com a pediatra coordenadora da Linha Assistencial Materno-Infantil da Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grillo, no dia 28, às 19 horas, pelo Instagram da cooperativa (@unimedsulcapixaba).

Somente no primeiro semestre de 2021, a Maternidade Unimed promoveu 30 encontros on-line gratuitos para gestantes e puérperas, sendo 24 oficinas e seis bate-papos on-line (lives). Cerca de 300 participantes, entre clientes e não clientes Unimed, participaram dos eventos. As oficinas apresentam mensalmente os temas “Amamentação”, “Parto”, “Cuidados com o recém-nascido” e “Curso de Gestante”, enquanto as lives têm seus assuntos definidos conforme o contexto do período, envolvem temas de pediatria e obstetrícia.

Encontros repassam orientações de forma prática

De acordo com a enfermeira obstetra da Maternidade Unimed Lubieska Paganotti, com as oficinas, a unidade busca compartilhar vivências, esclarecer dúvidas e reduzir a ansiedade para assuntos relacionados à gravidez, ao parto e aos cuidados com o bebê. “Informamos também sobre todos os testes que são realizados no bebê após o nascimento, que é o da orelhinha, da linguinha, do olhinho e do coraçãozinho”, diz.

A médica veterinária Carolina Bonadiman Cypriano, de 36 anos, está na primeira gestação e participou das oficinas de “Amamentação” e “Parto”. Esperando a chegada do Mateus, Carolina conta que a experiência com a oficina foi excelente e que pôde tirar várias dúvidas. Além dela, o marido, Tayllon Lupes Miguel, também acompanhou os encontros.

“Na primeira gestação, ficamos um pouco perdidos. As oficinas nos auxiliaram bastante, pude tirar as dúvidas sobre a amamentação, a pega do bebê e como cuidar das mamas. Também tinha dúvidas sobre como seria o parto e o pós-operatório, como é a cesárea humanizada, a recuperação e os cuidados do bebê, e pude tirá-las. Foi muito bom”, afirma.

Com estrutura moderna e espaços amplos e confortáveis, a Maternidade Unimed conta com sala de parto que disponibiliza para a gestante uma série de facilidades para o momento tão especial que é a chegada do bebê. Entre os serviços de apoio estão bolas de bobath, fisioterapia pélvica, banheira aquecida e técnicas de conforto e alívio da dor durante a evolução do parto. 

Durante a pandemia, com o objetivo de apoiar as grávidas, que precisam priorizar o isolamento social, a Maternidade  Unimed realiza visitas virtuais agendadas à Sala de Parto, possibilitando que elas e  seus familiares conheçam a estrutura da unidade. As visitas são agendadas previamente, pelo telefone (28) 99993-1502, e acontecem de segunda a sexta, das 8h às 17h, por videochamada, com o acompanhamento de uma enfermeira.



Fonte