Confira as sete principais dúvidas sobre ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos é um problema comum que atinge mulheres em diversas idades, sendo mais frequente no início da adolescência. A condição é caracterizada pela presença de alterações hormonais que causam o surgimento de vários cistos nos ovários, provocando sintomas como menstruação irregular, queda de cabelo e dificuldade para engravidar.

Apesar de ser uma doença frequente que atinge boa parte da população, ainda é uma condição cercada de dúvidas e incertezas.

Veja os principais questionamentos e respostas a seguir:

1. Quem tem ovário policístico sempre tem menstruação irregular?
Não. Apesar de a menstruação irregular ser um dos principais sintomas da doença, mais da metade das mulheres não apresenta nenhum sintoma e só descobre as alterações nos ovários na consulta de rotina ao ginecologista.

2. O que causa o aparecimento desse problema?
Não se tem uma causa específica para o aparecimento de ovários policísticos, mas normalmente eles surgem em mulheres com histórico familiar da doença, que têm sobrepeso, obesidade ou resistência à insulina.

Isso acontece porque o excesso de peso e a pré-diabetes causam alterações hormonais no corpo, como aumento da produção de testosterona, principal hormônio ligado ao aparecimento dos cistos.

3. Por que aparecem mais pelos no corpo e a menstruação fica irregular?
O aparecimento de sintomas como pelos no rosto e menstruação irregular são causados principalmente pelo aumento da testosterona, hormônio que é presente no organismo da mulher, mas apenas em pequenas quantidades.

4. É possível engravidar mesmo com ovários policísticos?
Sim. Em geral, as mulheres com o problema têm uma boa resposta a medicamentos que induzem à ovulação. Além disso, apesar de a menstruação ser irregular, em alguns meses a mulher pode ovular espontaneamente, conseguindo engravidar sem ajuda médica.

No entanto, é aconselhado procurar o médico para aumentar as chances, especialmente após um ano de tentativas de engravidar sem sucesso.

5. Ter ovários policísticos prejudica a gravidez?
Sim. As complicações ocorrem principalmente em mulheres que estão acima do peso, sendo importante fazer o pré-natal adequado, se exercitar e ter uma alimentação saudável para diminuir os riscos de complicações.

6. Os ovários policísticos também podem trazer mais problemas de saúde?
Sim, pois mulheres com esse problema têm maiores chances de desenvolver doenças graves como diabetes, ataque cardíaco, pressão alta, colesterol elevado, câncer de endométrio, ansiedade, depressão e apneia do sono.

Para diminuir o risco destas complicações, é importante ter uma vida saudável: praticar atividades físicas regularmente, ter boa alimentação, não fumar e não consumir álcool em excesso, além de fazer o tratamento adequado com o ginecologista.

7. Os sintomas continuam mesmo depois da menopausa?
Sim. Inclusive, tendem a piorar. Como após a menopausa os hormônios femininos diminuem, a mulher passa a sofrer ainda mais com o enfraquecimento, a queda de cabelo e o crescimento de pelos em outras partes do corpo, como rosto e peito.

Além disso, o risco de problemas como ataque cardíaco, AVC e diabetes também aumentam.

(Com informações do portal Tua Saúde)