Conhea 10 atitudes simples para ter uma alimentao saudvel – ltimas Notcias de Sade

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Sabemos que no existe um segredo ou uma soluo milagrosa para seguir um plano alimentar saudvel. Muitos preferem a frmula mgica para conquistar um objetivo, qualquer que seja, mas o esforo e a disciplina so fundamentais para qualquer meta definida. Com a alimentao no diferente e algumas atitudes devem ser adotadas para que o resultado seja alcanado.

Reproduo/Pixabay



Ana Paula DelArco, nutricionista e consultora da Viva Lcteos, listou 10 atitudes simples que podem ser adotadas no dia a dia para ajudar na conquista de uma alimentao saudvel. Confira:

Cores, sabores e texturas – invista em frutas, verduras e legumes, buscando sempre consumir variedades diferentes. Desta maneira, o corpo ter suprimento de nutrientes, fibras e antioxidantes, alm de estimular o paladar e a mastigao.

Equilbrio – uma dica simples sempre equilibrar as refeies, que devem conter: carboidratos (contemplando os integrais), protenas (de origem animal e vegetal) e alimentos reguladores (como verduras, legumes e frutas).

Variedade – todos os grupos alimentares so necessrios e importantes para fornecer ao corpo a maior variedade de nutrientes, assim como os diferentes alimentos de cada grupo alimentar. O ideal variar ao mximo os alimentos dentro de cada segmento. Entretanto, importante lembrar: sem exageros.

Frequncia – muito importante se alimentar com frequncia e no ficar longos perodos sem comer. Dessa maneira, o organismo ajusta o metabolismo, de acordo com o suprimento frequente e adequado de energia e nutrientes.

No pular o caf da manh – depois de aproximadamente oito horas dormindo, o corpo passou por um perodo prolongado de jejum, sendo fundamental o suprimento de energia e nutrientes logo no incio das atividades do dia-a-dia para que o organismo comece a funcionar sem estresse. O perodo do sono caracteriza um perodo de “jejum fisiolgico, no qual o corpo est preparado para suportar, uma vez que todos os hormnios e enzimas orquestram a reduo do metabolismo para o perodo de repouso.

Sente-se mesa – o que vale ter um tempo dedicado para se alimentar, sem estar na correria, fazendo outras atividades. Prestar ateno no alimento que est consumindo, sentir o aroma, mastigar adequadamente, desfrutar do paladar e do momento so atitudes importantes.

Hidratao – o corpo humano composto por cerca de 70% de gua, por isso, beber gua e lquidos fundamental para manter o organismo sempre bem hidratado e garantir que todas as funes orgnicas estejam ocorrendo adequadamente.

Planejamento – para que todas as atitudes acima citadas possam se concretizar, necessrio planejamento e disciplina.

Registro – uma dica comear fazendo um dirio alimentar, anotando tudo o que se come, em quais horrios e quantidade. Depois, avaliar sua prpria alimentao fica mais fcil, sendo possvel refletir como e quais pequenos ajustes se deseja fazer na semana.

Respeito prpria individualidade – cada indivduo nico e se respeitar fundamental para que se tenha sucesso em qualquer tarefa. Na alimentao, o respeito individualidade engloba respeitar hbitos culturais, familiares, o estilo de vida e a fase da vida pela qual est passando.

Para a nutricionista, o segredo mais precioso entender e compreender que no existe um segredo para uma alimentao adequada. “So as atitudes dirias que constroem um hbito alimentar mais saudvel e um estilo de vida mais prazeroso, finaliza.

Redao Bonde com Assessoria de Imprensa



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