Criança de 8 anos arrecada 44 garrafões de tampinhas para trocar por cadeiras de rodas | Santos e Região

    0
    29

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O pequeno Miguel Alves Braga, de 8 anos, decidiu fazer uma campanha para arrecadar tampinhas de garrafas PET para ajudar na troca por cadeiras de rodas para pessoas que precisam do equipamento em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Contando com o apoio de familiares, amigos e colegas de escola, ele conseguiu 44 garrafões cheios de tampinhas, e fez a doação na cidade.

    A história do menino foi divulgada pela prefeitura como forma de incentivar a doação desse material. Em entrevista ao g1, a mãe da criança, a funcionária pública Maria Carolina Alves Braga Silva, de 44 anos, contou que a iniciativa surgiu da curiosidade do menino ao ver uma conhecida juntar as tampinhas.

    “Ele viu uma amiga nossa fazendo e questionou, curioso, por que ela fazia isso. Ela contou que era para fazer a troca e ajudar o Fundo Social com cadeiras de rodas. Em todos os lugares ela parava e pedia as tampinhas, e ele começou a fazer igual”, relembra.

    Miguel arrecadou 44 garrafões de tampinhas de garrafas PET para trocar por cadeiras de rodas — Foto: Divulgação/Prefeitura

    Carolina explica que tudo começou no início de 2021. Com a ajuda de parentes, amigos da família, da escola e até do prédio onde moram, teve início a campanha que resultaria na grande quantidade de tampinhas. “Fico radiante e sempre incentivo ele a ser assim”, comenta a mãe. Ela conta que ajudou a arrecadar, lavar e secar cada uma delas para a doação.

    A mãe do menino conta, ainda, que ele explicava a importância de ajudar o próximo ao fazer a arrecadação. Nas abordagens, ele relatava que se cada um ajudasse um pouco, todos que precisam teriam cadeiras de rodas e ficariam felizes com a conquista.

    Com as tampinhas em mãos, Miguel foi até o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande realizar a troca. No local, foi feita a contagem. “Eu fico feliz e incentivo. A gente foi trocar no Fundo, onde eles fazem a troca. Qualquer pessoa pode arrecadar as tampinhas e ajudar”, comenta. O menino comemorou a ajuda que recebeu de conhecidos, e disse ter ficado feliz com todo o apoio.

    Miguel arrecadou 44 garrafões de tampinhas de garrafas PET para trocar por cadeiras de rodas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

    A prefeitura informou que as tampas, jogadas no lixo por muitos, serve como matéria-prima para o Fundo Social de Praia Grande. Tampinhas de garrafas PET e lacres de latinhas de bebidas como refrigerante e cerveja são trocados por cadeiras de rodas, que ficam à disposição da a população.

    Ainda de acordo com a prefeitura, toda semana, o Fundo Social recebe cerca de dez pedidos de empréstimos de cadeiras de rodas. Quem quiser ajudar pode doar qualquer quantidade dos produtos nas unidades sociais instaladas pelo município (PIC, Cafe e Conviver) ou na sede do Fundo Social, na Rua Emancipador Paulo Fefin, 775, no bairro Boqueirão.

    VÍDEOS: As notícias mais vistas do g1



    Fonte