Criança de oito anos chora ao saber que não passaria aniversário dentro de cruzeiro cancelado por surto de Covid | Porto Mar

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    Entre os mais de 2 mil passageiros que aguardaram para embarcar no cruzeiro MSC Splendida, que foi suspenso na noite deste domingo (2), estava a família do pequeno Arthur, de oito anos, que pretendia comemorar o aniversário dele a bordo. Ao g1 nesta segunda-feira (3), a mãe dele, Solange Vasconcelos, conta que a viagem foi confirmada oficialmente pela empresa no dia anterior por e-mail.

    O aniversário do menino foi no domingo. A viagem, então, seria uma maneira especial de celebrar a data e, segundo a mãe, eles passaram o dia sentados no chão, sem comer, aguardando informações sobre o embarque no cruzeiro.

    A família, da capital paulista, estava hospedada há alguns dias em Santos, no litoral de São Paulo, para garantir o acesso fácil ao Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) no dia do embarque. No sábado (1º), Solange afirma que checou com todos os envolvidos se o cruzeiro realmente iria acontecer, e obteve respostas positivas, inclusive enviadas por e-mail (veja abaixo).

    Família recebeu e-mail confirmando embarque em navio de cruzeiro MSC Splendida — Foto: Reprodução

    No entanto, ao chegar na área de embarque após os exames e despacho da bagagem, a longa espera logo se tornou uma situação desconfortável para a família. “Vimos gente brigando por um pedaço de pizza. Um absurdo. Uma sensação de humilhação muito grande”, disse.

    “Eu como mãe sonhei isso [aniversário a bordo] com meu filho […]. O dia de ontem passou e nada vai fazer voltar. A pior coisa não é não ter ido, é não ter sido avisado antes”, desabafa a mãe.

    Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

    Durante o dia, com fome e cansado, Arthur chorou por diversas vezes, principalmente depois do anúncio do cancelamento do cruzeiro. A família seguiu para casa, onde chegou por volta de 0h desta segunda (3). Eles optaram por um novo roteiro para celebrar a data. “Não estou criando meu filho para não saber lidar com frustrações, mas o que fizeram conosco não se faz”, disse a mãe.

    Suspensão após horas de espera

    O embarque dos passageiros que iriam fazer o cruzeiro do MSC Splendida foi suspenso no início da noite deste domingo (2) e o navio seguirá para quarentena. O anúncio foi feito após mais de sete horas de espera dos passageiros na área de embarque. Todos já tinham passado por exames PCR-RT e, inclusive, despachado a bagagem.

    Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

    Até cerca e 17h, de 2.073 testados para a Covid-19, 25 passageiros tiveram resultado positivo para a doença e foram obrigados a deixar o terminal assim que receberam os exames. O número representava 1,15% do total.

    O MSC Splendida já havia tido sua operação interrompida no último dia 30, com passageiros isolados em suas cabines. A retomada de sua operação, que estava prevista para esse domingo, dependia de nova avaliação pela Anvisa, que não autorizou a embarcação a seguir nova viagem.

    Viagem interrompida: embarques em navio atracado em Santos estão suspensos

    Apesar do navio ter mantido a programação de seguir viagem, a Anvisa já havia recomendado ao Ministério da Saúde, na última sexta-feira (31), a suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, até que sejam debatidas as questões que envolvem uma eventual retomada das operações. E, neste domingo (2), voltou a reiterar a importância da medida.

    Até o momento, o Ministério da Saúde informou apenas que avaliará as medidas cabíveis em conjunto com os ministérios relacionados ao tema.

    Por meio de nota, a MSC Cruzeiros contradiz a Anvisa, e afirma que a companhia recebeu a informação das autoridades de que o MSC Splendida não foi autorizado a realizar o embarque dos hóspedes no fim da tarde de domingo.

    A empresa afirma também que lamenta a situação e oferece aos hóspedes as opções de uma carta de crédito no valor do cruzeiro original, que pode ser resgatada em qualquer cruzeiro futuro até o dia 31 de dezembro de 2022 e, adicionalmente, um crédito a bordo de 200 USD/EUR por cabine para o próximo cruzeiro, ou o reembolso total dos valores pagos pelo cruzeiro.

    Milhares de passageiros aguardaram durante todo o domingo para saber se poderiam embarcar em navio — Foto: Matheus Tagé/Jornal A Tribuna

    A MSC informou que também será realizado o reembolso dos pacotes pré-pagos (bebidas, excursões, etc.) e que dará suporte aos hóspedes, incluindo apoio logístico, para que retornem para as suas casas. E, por fim, afirma que seguiu rígidos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

    Anvisa reforça urgência de interrupção da temporada

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um comunicado contraindicando o embarque de passageiros que possuem viagens programadas em navios de cruzeiro para os próximos dias, após os surtos a bordo das embarcações que operam no país. A agência reguladora também reforçou a urgência da imediata interrupção da temporada de navios de cruzeiro no Brasil.

    A recomendação da Anvisa, segundo emitido em comunicado, leva em consideração a mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento.

    A orientação feita pela agência reguladora acontece após pelo menos três navios de cruzeiro registrarem casos de Covid-19 a bordo nos últimos dias. No Rio de Janeiro (RJ), o MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo (2) com 28 casos de Covid-19 a bordo.

    O Costa Diadema teve as atividades interrompidas pela Anvisa no dia 30 de dezembro, quando a embarcação estava ancorada no porto de Salvador. O navio foi liberado no dia seguinte para voltar ao Porto de Santos para o desembarque dos passageiros, mas permaneceu com atividades suspensas.

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