Cuidados após rinoplastia no verão

0
28

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Realizar qualquer tipo de procedimento cirúrgico exige um autocuidado muito importante, antes e após o procedimento. Na rinoplastia, cirurgia realizada no nariz, por várias razões, os cuidados são ainda mais importantes de serem seguidos à risca, para evitar eventuais consequências não desejáveis. Os cuidados após rinoplastia podem ser vários, todos visando uma boa recuperação da área e satisfação do paciente operado. 

Por ser uma área bem visível, sensível e difícil de ser coberta, é importante conhecer bem o trabalho de seu otorrinolaringologista e quais os procedimentos pós operatórios. E no verão, eles são mais detalhados e imprescindíveis. Neste texto, vamos trazer algumas dicas de como manter seus cuidados após rinoplastia no verão.

Cuidados com rinoplastia. | Foto: Freepik.

Pode fazer rinoplastia no verão?

Apesar do maior cuidado, engana-se quem acredita que não é possível realizar a rinoplastia no verão, pois, rinoplastia cuidados são bem semelhantes em qualquer estação do ano. É fato de que a atenção nos cuidados após rinoplastia é redobrada no verão, mas nada impede o paciente de seguir sua vida tranquilamente após os primeiros dias.

Nos primeiros dias, é recomendado que o paciente fique de repouso e não seja exposto de forma alguma ao sol. Essa exposição pode acarretar em manchas, secreções e desacelerar o processo natural de cicatrização da cirurgia. Nos meses seguintes, o paciente já pode passar a ter contato com a luz solar, mas com protetor, de preferência recomendado pelo próprio médico otorrinolaringologista, para uma maior efetividade em sua pele e cicatrização.

As altas temperaturas, assim como em qualquer processo de cicatrização, pode atrapalhar os cuidados após rinoplastia, portanto o paciente deve evitá-las ao máximo e a temperatura deve ser ambiente e confortável.

Cuidados após a rinoplastia no verão

Independentemente de estar num momento pós operatório ou não, é preciso tomar cuidado com a exposição ao sol. Ainda que uma boa fonte de energias e vitaminas, nos primeiros dias após a rinoplastia, estar proibido de ter contato com o sol, é um dos principais cuidados com a rinoplastia. Depois, nos meses seguintes, o recomendado é evitar exposições longas ao sol nos cuidados após rinoplastia, pois o contato excessivo pode fixar manchas pós-operatórias, dificultar a cicatrização da rinoplastia e causar secreções e sangramentos. Não à toa, o inverno é a estação campeã de escolhas para realizar a rinoplastia. 

O pós operatório pode parecer um desafio, mas seguindo direitinhos os cuidados após rinoplastia recomendados pelo seu médico, será um processo calmo e tranquilo. É importante entender que, no verão, grande parte da população tende a passar por situações adversas ao dia a dia comum, como frequentar parques ou espaços abertos de grande abertura para a luz solar, como praias e piscinas. Essas atividades de lazer são feitas com frequência no verão, o que não são recomendáveis nos cuidados após rinoplastia. 

Repouso

O repouso é essencial após qualquer procedimento cirúrgico e nos cuidados após rinoplastia, também. Os primeiros dias pós operação e cicatrização dos pontos são imprescindíveis para que o paciente faça um bom processo de repouso e descanso.

Atividades físicas pesadas também podem atrapalhar ou desacelerar a cicatrização, além de causarem fortes dores, caso a área da cirurgia seja forçada de forma não voluntária. 

Após os primeiros dias, os cuidados e atividades podem ir retornando gradualmente, sem que existam grandes riscos.

Cuidado com as temperaturas

Temperaturas altas não são recomendáveis nos cuidados após rinoplastia. Um forte calor pode causar inchaço na região operada e dificultar o processo de cicatrização. Portanto, o ideal é que nos primeiros meses, o paciente busque sempre temperaturas mais amenas ou moderadas, prevenindo-se assim de maiores problemas pós operatórios. 

Fuja do sol

É um pouco complicado fugir do sol no verão, por isso, nos cuidados após rinoplastia, é recomendado que nos primeiros dias o paciente mantenha um repouso rígido. Sendo assim, mantendo-se em casa, o paciente não terá contato com o sol – o que é proibido na primeira semana após ter realizado uma rinoplastia.  

Curativos

Nos cuidados após rinoplastia e cicatriz, existe um tipo específico de curativo, que possui suas próprias especificidades de cuidado também. Nos primeiros dias é feito um curativo externo com micropore, onde o paciente não poderá molhar a região e que permanecerá por sete dias. A higienização do rosto pode ser feita a partir de lenços ou toalhas umedecidas, mas nunca em contato direto com a água, para evitar que o curativo seja molhado.

Após a primeira semana, um novo curativo é realizado. Desta vez, um curativo simples de micropore, onde o paciente passará por um processo de lavagem nasal, no mínimo, seis vezes ao dia.

Os cuidados com os curativos também são muito importantes, pois manterão a região operada protegida de forma correta.

Piscina ou mar

Como referenciado no tópico dos curativos, nas primeiras semanas é terminantemente proibido molhar a região operada. Sendo assim, se o paciente desejar entrar na piscina ou no mar, deve fazer com cautela e seguindo os cuidados após rinoplastia, evitando que a água chegue a região do rosto. 

Alimentação

Nos primeiros dias, é recomendado que o paciente recém operado busque por alimentos frios e mais leves, ou alimentos de fácil mastigação. Alimentos frios mantêm a regra das temperaturas mais amenas, já os de fácil mastigação auxiliam no repouso. A pouca movimentação da região operada, evitará inchaços e sangramentos na área. 

Atividades físicas

As atividades físicas já exigem um tempo maior para o retorno. Esportes sem contato físico como treinos de academia, caminhadas e corridas podem voltar a ser praticadas, após o primeiro mês de operação. Já as atividades de contato físico como lutas, futebol, vôlei e basquete devem aguardar dois meses ou mais – a ser definido pelo médico otorrinolaringologista. 

Realizar uma rinoplastia no verão requer uma série de cuidados detalhados. Por isso, é muito importante realizar a cirurgia com um otorrinolaringologista de confiança e competência. O Dr. Renato Bittar, mestre pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) no Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional e especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, pode lhe garantir uma cirurgia tranquila e com um ótimo resultado. 

Membro da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilofacial e graduado em medicina e odontologia  pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Bittar será uma figura importante em seu processo de mudança e feitura de rinoplastia e te orientará sobre os cuidados após rinoplastia.

__________________________
Por Daniela Oliveira – Fala! PUC-SP



Fonte