Cuidados essenciais após toda cirurgia plástica – Por Dalvo Neto

0
31

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Fazer uma cirurgia plástica não é algo fácil. Mas, para ter o melhor resultado o paciente precisa tomar alguns cuidados primordiais. Dr. Dalvo Neto, cirurgião plástico de Fortaleza é destaque nacional quando se trata de cirurgia plástica.
O médico é um dos mais procurados do Brasil e entrevistamos ele para saber os cuidados pós operatório.

Confira…

Quais são os cuidados pré operatórios?

“É fundamental atestar o bom estado de saúde de cada paciente que irá se submeter a um procedimento cirúrgico.
Solicitamos exames que nós certifiquem que podemos com segurança submeter uma paciente a um estresse Cirurgico. Sim, porque cada procedimento, por menor que seja, é uma agressão ao estado natural dos organismos e devemos prever se a tolerância será adequada. Existem protocolos de anestesiologia e Cardiovasculares onde o importante não é solicitar exames em excesso e sim realizar perguntas que possa nos adiantar possíveis problemas. Exames solicitados em demasia não comprovam segurança de uma cirurgia e podem dar uma falta ideia de segurança visto que alguns problemas do ato cirúrgico não podem ser antevisto nem mesmo com a totalidade dos exames possiveis.”

Quais são os cuidados necessários realizar antes de qualquer cirurgia ?

“É importante que o paciente entenda que deverá estar em melhores condições possíveis de saúde. Não se pode fazer nenhuma dieta agressiva antes da cirurgia, também não se pode comer tudo “o que tem direito” (com a desculpa de que já vai se operar mesmo e quer descontar) principalmente porque o excesso de açúcar induz a uma resposta negativa as reações do organismo (cicatrização e afins). Evitar comer marisco e crustáceos 15 dias antes dos procedimentos. Evitar bebidas alcoólicas e medicações devem ser comunicadas a seu cirurgião.”

Quais são os cuidados pós operatório ?

“No pós operatório devemos observar um repouso ativo. Repouso das atividades cotidianas porém, na medida do possível (desde que a cirurgia não contra indique) tentar se levantar e caminhar, respirações profundas (encher o peito de ar), hidratação adequada (de 4-5l de água por dia, haja visto que as perdas sanguíneas e de gordura são respostas a princípio pelo organismo por água e líquidos mas em uma proporção bem mais elevada (se o paciente perdeu 500 ml de sangue o organismo tenta repor com 4L de água) que será depositada nas áreas submetidas a intervenção cirúrgica. Uma alimentação adequada para restabelecimento e Nutricao para fornecimento de energia que o organismo necessita para recuperar a área operada.”

O que é importante destacar no pós operatório ?

“É importante que o paciente entenda que ele é o maior responsável pela sua condição e portanto deve zelar por isso. Costumo a dizer aos meus pacientes que 60% de uma cirurgia e de responsabilidade do médico e sua equipe e os 40% restantes ficam a cargo do paciente e as pessoas que ajudam no seu pós. Por esse motivo é fundamental um pós operatório bem orquestrado, bem elaborado, planejado. As pessoas tem que entender que por mais que a cirurgia plástica seja acessível e um sonho a ser realizado para todos não deve ser encarada como um puro tratamento de beleza como fazer um cabelo ou etc. e sim como um tratamento de SAÚDE, uma mudança na constituição corporal e sujeita a intercorrências e complicações diante de um mau pós operatório ou ma cicatrização/resposta do seu organismo, por isso prudência e responsabilidade nos pós operatório é fundamental. E se submeter a incômodos por um período com a proposta de coleta de resultados por muitos períodos em sua vida. “

Depois de quanto tempo a paciente retorna ao consultório ?

“O retorno deverá ser feito seguindo a programação de cada cirurgias em um prazo que varia de 3 a 15 dias a depender de cada paciente ou cirurgia para que os médicos observem a evolução das respostas do organismo de cada paciente. Outros profissionais podem ser designados para observarem essa evolução como Fisioterapeutas, enfermeiras ou médicos assistentes a fim de que se observem eventuais reações não previstas das cirurgias que exijam tratamento e/ou intervenção. Aguardar os tempos adequados de cada resposta dos organismos e aproveitar os resultados conquistados. Um último recado é “mensurar seus resultados por aquilo que vc se esforçou para obtê-los”

FONT:

Dr Dalvo Neto – Cirurgião Plástico Membro Titular SBCP

REDES SOCIAIS OFICIAIS

@dr.dalvoneto_cirplastica



Fonte