Defesa Animal divulga calendário dos Mutirões da Castração

0
54

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Atenção tutores de catioros e gatíneos: o Mutirão da Castração voltou! Ato de amor e cuidado com a saúde dos animais, a castração previne diversas doenças, além de ser a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal. Em Atibaia, a cirurgia é oferecida gratuitamente e acontece de forma itinerante nos bairros, integrando o Programa Permanente de Castração promovido pelo Departamento de Defesa Animal. Tanque e Centro são os próximos a receber a ação ainda em agosto, entretanto o Departamento planeja percorrer também as regiões do Alvinópolis, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Maracanã e Usina ainda este ano.


Mesmo com as suspensões provocadas pela pandemia, o Programa Permanente de Castração conseguiu atender no ano passado cerca de 750 animais. No primeiro semestre deste ano, devido às medidas restritivas de combate ao Coronavírus, os mutirões nos bairros permaneceram suspensos e o Departamento realizou somente cirurgias de cães comunitários, cadelas no cio resgatadas em via pública e de animais sob os cuidados de tutores de baixa renda. Mas o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 tem incentivado uma retomada cautelosa e gradual das atividades, o que viabilizou a volta dos mutirões nos bairros.


O primeiro passo foi zerar a fila de espera do Programa, por isso o primeiro mutirão realizado em julho não abriu inscrições. O próximo será realizado no bairro do Tanque – as inscrições acontecem no dia 16 de agosto e as cirurgias no dia 19 – e, na sequência, um no Centro, com inscrições no dia 17 e realização das cirurgias no dia 20. O mutirão pretende seguir depois para Alvinópolis e Caetetuba em setembro, Cerejeiras e Imperial em outubro, Maracanã em novembro e Usina em dezembro. Confira abaixo o calendário esboçado pelo Departamento de Defesa Animal, com as datas e locais prováveis para a realização das inscrições e das cirurgias. A programação está sujeita a alterações, por isso fique atento aos canais de comunicação oficiais da Prefeitura.


As inscrições acontecem entre 8h30 e 10h30, com a distribuição de senhas por ordem de chegada, sendo necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do bairro onde acontecerá a ação (ou de bairros próximos). Será agendado um horário para atendimento no dia de realização do mutirão e cada tutor pode inscrever até dois animais, que devem ter mais de cinco meses de idade, o mínimo recomendável para o procedimento.


Nos mutirões, a cirurgia de castração é realizada gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários em espaços especialmente adaptados. Um microchip de identificação e registro é implantado no animal, que recebe todos os cuidados necessários desde a fila de atendimento na chegada no mutirão até a liberação para o tutor após a recuperação da cirurgia. Ao final, os responsáveis recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório, com orientações quanto a alimentação, medicação e cuidados necessários.


“Doe amor, doe ração”

O Mutirão da Castração agora também é uma oportunidade de ajudar cães e gatos resgatados pelas ONGs e protetores de animais que atuam no município. A ação solidária “Doe amor, doe ração” vai arrecadar doações de ração, que poderão ser entregues no dia da inscrição ou da realização da cirurgia. De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a contribuição não é obrigatória, mas voluntária, e não há quantidade mínima. As doações também podem ser entregue na sede do Departamento de Defesa Animal, localizado na Rua João Lozasso, 455 – Morumbi.



Fonte