Detox depois das festas? Nutricionistas explicam as melhores estratégias para voltar à rotina

0
125

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Sucos detox ajudam, mas não solucionam e não configuram estratégia de alimentação sustentável

É bastante comum exagerar nas comidas gordurosas e bebidas alcoólicas durante o período de festas. O consolo para a maioria das pessoas é apostar em sucos detox e em uma alimentação restrita para compensar as calorias ingeridas. Nutricionistas, no entanto, alertam que reduzir substancialmente os nutrientes do cardápio não é uma estratégia sustentável. Pode, inclusive, culminar em compulsão alimentar e o se tornar um ciclo sem fim. De acordo com a nutricionista esportiva Amanda Aguiar, o ideal é voltar ao plano alimentar saudável, sem recorrer às dietas da moda.

“Geralmente as pessoas tendem a fazer algumas compensações que são desnecessárias. Elas tendem a fazer algumas dietas da moda, da lua, do sol…O que a gente realmente prega em consultório é que o paciente faça uma reeducação alimentar. As pessoas precisam saber que durante o ano vão acontecer eventos comemorativos como Carnaval, São João e Natal, algumas datas festivas. E que essas exceções devem ocorrer mas não precisa gerar um desequilíbrio a ponto de fazer dietas descompensadas, que não vão ter sustentabilidade”, argumentou Amanda.

>> Sucos desintoxicantes: nutricionistas revelam algumas de suas receitas preferidas

>> Nutricionista ensina estratégia para consolidade estilo de vida saudável

>> Como as extravagâncias na noite de Natal podem impactar a saúde 

>> Depois do Carnaval, a detox da Quarta-feira de Cinzas

Vanessa Tavares, nutricionista funcional e esportiva, compartilhou a opinião e explicou que o próprio organismo utiliza mecanismo de limpeza de toxinas a partir do funcionamento do fígado. “O fígado participa do metabolismo. O órgão tem mais trabalho quando a gente ingere uma quantidade maior de fritura, alimentos embutidos, doces e álcool, no caso das festas de final de ano. O metabolismo do álcool já resulta em acetaldeído, que é tóxico para o nosso corpo. A ideia do “suco detox” é fornecer antioxidante para ajudar nesse metabolismo e eliminar  toxinas. É ótimo, mas não soluciona. Não adianta tomar suco detox e não se alimentar direito. E se a alimentação já for equilibrada já iremos encontrar antioxidantes suficientes, sem precisarmos ficar trocando refeições por esses sucos”, ensinou a especialista.

Sobre o sucos detox, a nutricionista especializada em exercício e saúde, destacou que não é indicado fazer a substituição dos líquidos por uma refeição. “Ajudam na hidratação, aumentando a diurese e o trânsito intestinal, dessa forma ajudam a eliminar resíduos tóxicos do organismo. Entretanto, eu não recomendo substituir o suco verde por todas as refeições do dia, porque o teor calórico é muito baixo, além de comprometer o consumo de proteínas do dia, que é muito importante. As pessoas devem  ter moderação no final do ano para evitar intoxicar muito o corpo, porque também vão comprometer todo o trabalho feito no período. Então acho que não vale a pena extrapolar demais nas festas de final de ano e querer compensar com suxo detox depois”, observou a profissional.

“O ideal é que ele retome a rotina dele, volte a se exercitar, volte a se alimentar. Se é acompanhado por um nutricionista, volte ao plano alimentar normal. Pode fazer uso de alguns alimentos que podem beneficiar como chá verde, chá de hibisco, chá de cavalinha, que ajudam na questão do desinchaço. O próprio consumo de água. Alguns sucos tipo detox para poder ajudara desinflamar um pouco as toxinas da bebida alcoólica, das frituras, e das refeições com quantidade elevado de açúcar, mas de regra geral, a pessoal tem que voltar à alimentação normal e saudável. Comer frutas, verduras, integrais, proteínas de rápidas digestibilidade como peixes, ovos. Evitar um pouco carne bovina, carne vermelha, que tem um período maior de digestibilidade e pode dificultar esse processo”

Nutricionista esportiva Amanda Aguiar



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda