E agora, como fica a minha gestão financeira?

0
81

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

E essa situação é muito recorrente, a maioria dos pequenos empreendedores não conseguiu acertar o seu fluxo de caixa, entender a importância do capital de giro.

Diante do cenário atual, vamos aqui dar algumas dicas para que comecem a minimizar o impacto na sua empresa.

A primeira coisa a fazer é listar todas as despesas, ou seja, todos os gastos, inclusive ter o olhar mais crítico sobre os gastos desnecessários. Olhe para suas despesas e analise o que pode cortar, inclusive se é prudente fazer demissões.

Em seguida, negocie com fornecedores e proprietário de imóvel, negociar é a melhor solução. Bancos também entram na lista. Se você possui empréstimos ou financiamentos, negocie, suspenda. Se necessitar de crédito, consulte diversas instituições, carência, juros e melhores condições.

Importante cuidar do estoque; não é momento de aumenta-lo, pelo contrário, estoque é dinheiro, e se precisa de dinheiro, liquidar o estoque pode ser a melhor opção.

E quando repensamos nas receitas é hora de usar a criatividade para sua empresa não parar, e sim conquistar novos clientes, um movimento que irá lhe trazer retorno também depois que tudo passar.

Usar as mídias sociais, vendas online, delivery, aquela base de cliente que você tem e que não usa (e atenção não só para vendas, também para comunicar novos produtos e sentir a necessidade do cliente), além de promoções para aumentar o ticket médio.

Relacionamento é fundamental: (Grupo de Empreendedores), através desses grupos é possível conhecer novas formas de atuação, trocas, indicações e parcerias.

E se você só percebeu agora que precisa estruturar o seu negócio, para ter resultados consistentes e não ser pego mais sem caixa, a Oficina de Empreendedorismo pode te ajudar. Na oficina trabalhamos a Gestão da Empresa como um todo: Gestão de Pessoas, Gestão de Processos, Gestão de Indicadores, Gestão de Ações/Metas e Gestão de Resultado. Em breve, novas turmas.



Fonte