Elina Porto revela truques inusitados de beleza

0
14

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Adaptar-se ao clima quente e seco do Planalto Central foi relativamente simples para Elina Zhabrailova Porto, russa radicada em Brasília há quatro anos e meio. Segundo ela, a parte mais desafiadora da mudança radical de CEP foi aderir às técnicas de beleza das brasileiras, sobretudo à cutilagem com alicate — método considerado extremamente ultrapassado onde a empresária de 27 anos nasceu.

Muito além de beber água e passar filtro solar: Elina Porto abre o jogo sobre rotina de beleza. Ela faz Botox, Skinbooster e não vive sem um aparelho de alta frequência que estimula o crescimento capilar

A fim de acabar com as idas frustradas ao salão de beleza e apresentar um estilo de manicure mais moderno às brasilienses, Elina fundou, ao lado da sócia e conterrânea Anastasia Kozhukhovskaya, a primeira esmalteria especializada em cutilagem russa e esmaltação em gel do Brasil. Batizada de Nord Nails, a empresa de apenas dois anos já conta com duas unidades em Brasília e, até o fim de 2022, estará de portas abertas também em São Paulo.

A administradora por formação, que mudou de endereço após engatar romance com o empresário brasiliense Arthur Porto, relembra suas primeiras visitas aos salões brasileiros. “Para ser honesta, não sabia que ainda existiam esmaltes convencionais. Na Rússia, usamos apenas os de gel, que têm uma durabilidade muito superior. Lá, também temos uma técnica própria de cutilagem que dispensa alicates e, por isso, é bem menos invasiva”, revela Elina, ostentando o bom português adquirido em programa para estrangeiros da Universidade de Brasília (UnB).

0

Extremamente vaidosa, ela ressalta o quão importante a autoestima é para as russas. “Priorizamos muito o autocuidado. A minha mãe, por exemplo, trabalhava como socorrista. Ela passava o dia inteiro dentro de uma ambulância, mas não deixava as unhas e a maquiagem de lado”, recorda. “Lembro dela ir ao meu quarto todos os dias pela manhã para me dar um beijo antes do trabalho e sentir o cheiro do pó compacto dela”, complementa.

As unhas, para nós, são como o cartão de visitas da mulher

Elina Zhabrailova Porto

No documentário Os Segredos da Lingerie, exibido no Brasil pelo canal GNT, é possível constatar e aprender um pouco mais sobre o forte mercado de beleza da Rússia. De início, o programa informa que os homens de lá estão entre os que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo. De acordo com estudo publicado no jornal científico The Lancet, 25% dos russos morrem antes dos 55 anos, a maioria em decorrência do alcoolismo.

A relação exagerada deles com os drinques, consumidos muitas vezes para amenizar o frio — as temperaturas na Rússia chegam a – 64,5°C —, acaba influenciando o mercado de beleza delas e impactando até a comercialização de lingeries. Isso porque, para conseguir conquistar um homem em um ambiente predominantemente feminino, as russas usam artifícios como a maquiagem e apelam para as peças íntimas mais sensuais do planeta. Sim, são elas as mais ousadas na hora de comprar lingerie. Por lá, é possível encontrar calcinhas e sutiãs sensuais à venda até no metrô.

Ritual de autocuidado

Ao ser questionada sobre seus truques de beleza, Elina não dá respostas superficiais como “beber água e usar filtro solar”. Ela traz informações diferenciadas e úteis para quem deseja ter uma pele glowing e madeixas lindas como as dela.

“O primeiro passo da minha rotina de skincare é lavar muito bem a pele. Uso água micelar para remover o excesso da maquiagem e, depois, aplico um sabonete facial que varia de acordo com a necessidade do meu rosto no dia”, conta a loira.

“Quando o clima está muito seco, uso um balm de limpeza. Já quando a face precisa de uma limpeza mais profunda utilizo o Enzyme Cleanser da Babor, uma empresa de cuidados com a pele alemã. O produto é um pó que deve ser misturado na água, muito interessante. Ele usa enzimas para remover a pele morta e traz maciez ao rosto”, incrementa.

modelo loira em sessão de fotos
A russa abriu as portas de casa para o Metrópoles

Em seguida, a empresária costuma aplicar uma máscara facial (a preferida dela é a Prime Renewing Pack, da sueca Valmont) e deixar agir por 20 minutos. Após esse passo, usa um sérum. O queridinho é o famoso Advanced Night Repair, da norte-americana Estée Lauder. Elina ainda passa um creme específico para a região dos olhos, como o Caffeine Solution, da canadense The Ordinary, e um formulado especialmente para rosto, a exemplo dos que carregam o selo de qualidade da londrina Elemis.

“Uma dica bacana é lavar o rosto com água morna e aplicar os séruns e cremes geladinhos, para potencializar o efeito lifting“, sugere a loira, que tem uma geladeira de skincare para manter os produtinhos sempre em bom estado e na temperatura ideal.

Ela também faz esfoliação semanal e usa um roller para massagear o rosto enquanto aplica os dermocosméticos. Protetor solar ela não usa, apenas quando vai praticar atividades no Lago Paranoá. “Minha base já tem um fator de proteção solar considerável”, justifica.

0

No corpo, ela usa abundantemente os óleos da St. Baths e os autobronzeadores da Skelt. Ainda não abre mão das aulas de ginástica localizada do professor Almyr Barros, sócio-proprietário da Bodytech do Lago Sul.

Os cabelos naturalmente loiros são lavados quase diariamente e adoram o realce de cor dos tratamentos Bond Fusion, da Kérastase, e Blondifier, da L’Oréal — ambos desenvolvidos para desamarelar o tom e realizados sob supervisão de Bruno Oliver, hairstylist e proprietário do Oliver Salon, no Sudoeste.

Elina também tem em casa um aparelho de alta frequência para estimular o crescimento dos fios. “É da marca Gézatone. Uso duas vezes por semana. Não dói nada e traz ótimos resultados”, garante.

Quando o assunto é maquiagem, ela indica a base Double Wear, da Estée Lauder, e a máscara de cílios Cabaret, da francesa Vivienne Sabó. “A melhor que já experimentei. Viciei todas as minha amigas nela”, diz.

Em Brasília, a maquiadora favorita de Elina é Dheise Oliveira. Já as madeixas ela corta apenas com Laécio de Jesus, também do Oliver Salon.

A gringa ainda faz questão de salientar que a Rússia é o melhor lugar do mundo para comprar cosméticos. “Podemos não ter marcas fortes, mas vendemos as melhores do planeta. Já morei em lugares da Europa e posso dizer com segurança que não há nada como as lojas de beleza do meu país”, afirma.

“Gosto de cuidar muito da pele, mas não abro mão da maquiagem”, confessa
Procedimentos estéticos

Por trás da beleza da russa, que já entrou para a lista dos melhores RPs da cidade, ainda há segredos. Ela faz Botox preventivo a cada oito meses e limpeza de pele a cada 30 dias. Também realiza sessões de Skinbooster, um procedimento minimamente invasivo à base de ácido hialurônico e diversas vitaminas, duas vezes ao ano. Quem a acompanha e designa os melhores tratamentos é o cirurgião plástico Mucio Porto.

Uma drenagem linfática semanal complementa a rotina de cuidados dela, assim como depilação a laser, extensão de cílios e Brow Lamination, técnica desenvolvida na Rússia para realçar as sobrancelhas. “Quem faz os meus cílios e as minhas sobrancelhas aqui é Andressa Botelho, da Lash Perfection. Ela aprendeu a técnica Brow Lamination in loco, no meu país, e é simplesmente perfeita”, elogia.

A micropigmentação das sobrancelhas a loira só realiza quando retorna à terra natal, a cada seis meses. “É uma técnica muito prática. Nós russas amamos otimizar a rotina com esses métodos inovadores que já nos fazem acordar linda”, comenta.

Ela também faz clareamento dental caseiro e já se submeteu ao preenchimento labial. “Mas tem muito tempo. Não pretendo virar adepta, não”, finaliza.

Durante a entrevista, Elina ainda fez lembrar, com seu bom humor, que a felicidade é a fórmula mais eficaz da beleza.

Com seu carisma e beleza, Elina já entrou para a lista dos melhores RPs da cidade

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia



Fonte