Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos
.Em cirurgia na tarde desta quinta-feira (22), médicos do Hospital Especializado de Ribeirão Preto (SP) reconstruíram as pálpebras superiores da jovem Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart em Recife (PE).
O procedimento estava previsto para começar às 8h, mas teve início ao meio-dia – o motivo do atraso não foi informado. O boletim médico explica que “a cirurgia transcorreu sem intercorrências e a paciente está consciente e orientada”. Ela segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O documento é assinado pelo médico assistente do Hospital Especializado, o cirurgião plástico Daniel Álvaro Alvarez Lazo, e pelo diretor clínico, Olímpio Colicchio Filho, que acompanham a jovem pernambucana em Ribeirão.
A nota explica ainda que a equipe preparou a “área remanescente” da cabeça para a “reconstrução definitiva”, prevista para ocorrer no sábado (24). Em cirurgia que deve durar de cinco a sete horas, Débora receberá um transplante de pele retirado das costas dela mesma.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/I/0/DbB6tjTHigPKjXwZSPGw/jovem.jpg)
Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, na chegada ao Hospital Especializado em Ribeirão Preto — Foto: Chico Escolano/EPTV/Arquivo
Lazo já havia afirmado que a jovem será submetida a uma série de cirurgias reconstrutivas pelos próximos dois anos, para melhorar a forma e a função do rosto, assim como a estética. Entretanto, Débora ficará sem os cabelos naturais e precisará de prótese capilar.
Em coletiva de imprensa prevista para a noite desta sexta-feira (23), a equipe médica explicará detalhes sobre o tratamento. O evento contará com o especialista em microcirurgia reconstrutiva Marco Maricevich, que viajará dos Estados Unidos para acompanhar o caso.
Nascido na capital norte-americana, Washington, Maricevich veio ainda criança para o Brasil, onde se formou em medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, ele é professor assistente do serviço de cirurgia plástica do Baylor College of Medicine, no Texas.
Além de Lazo, Colicchio Filho e Maricevich, participarão da cirurgia de Débora o cirurgião plástico Alex Fioravanti e o cirurgião ortopedista Salomão Chade, que assim como os demais são especialistas em microcirurgia reconstrutiva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/9/h/LqisIOSIaZ0wlszV1B1Q/centro-cirurgico.jpg)
Centro cirúrgico onde Débora Dantas de Oliveira foi operada no Hospital Especializado em Ribeirão Preto — Foto: Chico Escolano/EPTV
Débora participava de uma corrida de kart com o namorado na tarde de 11 de agosto, em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na zona Sul do Recife, quando o cabelo dela, que era na altura da cintura, soltou da touca e ficou preso no motor.
A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca da jovem, que foi socorrida pelo namorado e levada ao Hospital da Restauração, na capital pernambucana. Tumajan disse que pegou “o rosto dela na mão”, colocou em uma sacola e correu para levá-la ao hospital.
O reimplante foi feito no atendimento de emergência. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Após o reimplante, Débora ainda passou por outra cirurgia para a retirada de trombos que surgiram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/x/P/T8BCRfQFyN4NqoFbHMFA/kart.jpg)
Débora Dantas de Oliveira, de 19 anos, antes do acidente de kart em Recife (PE) — Foto: Reprodução/WhatsApp
Os médicos haviam apontado o risco de o procedimento inicial não funcionar devido a obstruções em veias e artérias da área operada. Maricevich, que acompanhava o caso à distância, apontou a necessidade de transferir Débora para um centro de referência para que o tratamento avançasse.
No último domingo (18), Débora deixou o Hospital da Restauração e foi transferida em um avião particular de pequeno porte para Ribeirão Preto. A aeronave pousou no Aeroporto Leite Lopes no fim da tarde e uma ambulância levou a jovem até o Hospital Especializado.
Na mesma noite, os médicos confirmaram que coágulos em veias e artérias prejudicaram o reimplante do couro cabeludo, que precisou ser retirado. O crânio foi coberto com um curativo, que chegou a ser refeito na última terça-feira (20).
A assessoria do Walmart informou que desde o acidente tem prestado todo o suporte necessário à Débora. Tanto o transporte dela, quanto do noivo, de Recife para Ribeirão Preto, assim como o tratamento médico particular, estão sendo custeados pela empresa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/Q/D/JzGmatSNquPi016OJXlQ/kart-acidente-2-.jpeg)
Débora Dantas de Oliveira no Hospital da Restauração em Recife (PE) — Foto: Eduardo Tumajan/Arquivo Pessoal
ACIDENTE COM KART NO RECIFE
Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda
- Cirurgia Plástica em Santos
- Dentista em Santos
- Dentista em São Vicente
- Cacau Center
- Prime Reparadora
- Rede Arrastão
- Top Brazil Logística
- Etiquetaria Paulista
- D-Log
- Ycar
- Contbens
- Agência de Propaganda em Santos
- Curso em São Vicente
- Fantasia em Santos
- Festa em Santos
- Lembrancinha em Santos
- Lembrancinhas em Santos
- Lembrancinhas em São Vicente
- Lembrancinhas em SV
Lima & Santana Propaganda