Enxerto Gengival: indicações vão além dos procedimentos estéticos

0
30

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Quase um terço da população brasileira sofre com a sensibilidade nos dentes. Foto: Reprodução

Quase um terço da população brasileira sofre com a sensibilidade nos dentes, segundo levantamento encomendado pela Sensodyne à agência Kantar. Dentre as causas possíveis estão as doenças periodontais como infecções gengivais, devido ao acúmulo de placa bacteriana nas bordas das gengivas e o trauma oclusal, quando o modo como o dente faz contato com outro dente é excessivo. Outras causas também associadas podem ser por  traumatismo por escovação, tratamento ortodôntico inadequado, mau posicionamento dos dentes e a posição mais alta dos freios labiais e lingual.

A cirurgia plástica gengival com enxertos é uma das soluções possíveis para essa sensibilidade, haja vista que a dor tem como uma das causas a exposição da raiz dos dentes. A ortodontista Catarina Riva explica que o procedimento tem resultados duradouros.

“A plástica gengival para recuperação de gengivas retraídas pode ser realizada na técnica simples, através do reposicionamento das bordas gengivais ao seu local original; ou associada ao enxerto gengival, onde o novo tecido deverá ser costurado nos locais de retração. O tipo de tecido que será utilizado varia entre enxerto gengival autógeno, que é coletado do próprio paciente, ou o enxerto de gengiva pré-fabricado, que é obtido a partir de matrizes de animais (biossintético)”, explica.

De acordo com a quantidade de dentes envolvidos e o biotipo gengival do paciente, a seleção do tipo de enxerto é feita e apesar de simples, o procedimento requer alguns cuidados após o tratamento.

Durante o pós-operatório, a ortodontista Catarina Riva orienta que paciente deve evitar atividades físicas intensas por, no mínimo, cinco dias, se alimentar com dieta líquida, fazer o uso de enxaguantes bucais para higienização bucal e restringir à movimentação labial e palpação direta.

A ortodontista destaca a importância do tratamento adequado para a saúde bucal como um todo. “Quando as causas para raízes dentárias expostas não são eliminadas, o problema que tem como consequência a sensibilidade dental, dificuldade para higienização e facilidade para a formação de cárie dental pode evoluir para perdas dentárias caso não tratado adequadamente”, alerta Catarina.



Fonte