Especialistas dão dicas de como desinchar o abdômen mais rapidamente após o parto

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Não é toda mulher que já sai da
maternidade com uma milagrosa barriga chapada, a realidade da maioria das
mulheres que acabaram de ser mães é um abdômen inchado. Mas antes de correr
para a sala de cirurgia plástica, respire e leia as dicas dos especialistas
para recuperar a antiga forma sem ter que encarar “medidas drásticas”.

Método
Renata França:

Queridinho das famosas e conhecida
como “massagem milagrosa” por reduzir o inchaço e medidas já na primeira
sessão. Usado por Anitta, Fernanda Souza e Ivete, o método é recomendado pela
esteticista Rebeca Lopes, da Clínica Bem Bonita (RJ), no pós
gestação. Com toques mais firmes e mais precisos, as manobras de deslizamento
utilizadas são mais profundas, sem causar nenhum tipo de hiperemia.

“É necessário a liberação do médico
pois o mesmo acompanhou a parte e conhece patologias e fisiologias da paciente,
portanto é o profissional indicado para liberar a mamãe a começar os estímulos.
Os benefícios são: Eliminação de toxinas, diminuição do inchaço, oxigenação do tecido,
auxílio no processo de cicatrização e regeneração tecidual pós-parto. Além da
melhora no sistema imune”, explica Rebeca.

Drenagem
linfática:

Favorita das mamães a drenagem
linfática é a recomendação da esteticista Natalia Nascimento, da
clínica que leva seu nome (RJ)
. Os movimentos suaves e lentos estimulam a
circulação reduzindo a retenção de líquidos.

 “Como a drenagem é uma técnica
que ajuda na eliminação das toxinas e excesso de líquidos através da urina, o
inchaço diminui. O médico precisa liberar a mamãe para que o procedimento seja
feito. Na maioria das vezes, os obstetras liberam logo após o parto. Vale
ressaltar que a drenagem não emagrece. Ela apenas ajuda na redução de medidas
decorrentes do acúmulo de líquidos”, orienta Natalia.

LPF
– Low Pressure Fitness:

A fisioterapeuta Gabriela
Brinques, GB& Fich
 , indica o LPF – Low Pressure Fitness, também
conhecido como barriga negativa. O programa indicado é composto por 12 sessões
que podem variar de 40 minutos a 1 hora, realizado 1 a 2 vezes por semana. E
ainda 5 minutos diários que são realizados em casa, com a prescrição do
profissional habilitado.

“É um sistema de treino baseado na
técnica hipopressiva que combina reeducação respiratória, através de pautas
posturais, alongamento miofascial e neurodinâmica, e tem como objetivo
normalizar e estabilizar os níveis de pressão interna do abdômen, sem excessos
de pressões. E nessa fase pós-parto as pressões internas do abdômen estão
desestabilizadas”, aconselha a especialista.

Entre seus benefícios podemos citar:
recupera o abdômen pós-parto e auxilia na recuperação da diástase abdominal,
que é a separação do músculo reto abdominal para estender a barriga e acomodar
melhor o bebê. Além disso, melhora a postura, tonifica a musculatura de toda a
parede abdominal, inclusive do assoalho pélvico, com isso reduz sintomas de
incontinência urinária. Promove melhora postural e respiratória, previne lesões
articulares e musculares e ainda confere uma proteção lombo-pélvica, evitando
dores e desconfortos nessa fase adaptativa da mulher.

“É importante que a mamãe procure uma
profissional que seja habilitada no método, e faça uma avaliação para saber as
condições musculares e conhecer o método. No geral, para quem fez parto, parto
vaginal (sem laceração), já pode iniciar após uma semana, mas para quem fez
parto vaginal com laceração e cesariana recomenda iniciar as sessões de LPF em
45 dias”, orienta Gabriela.

Pilates

A fisioterapeuta Hilana Picoli indica
o pilates para a recuperação do abdômen pós gestação. Entre seus benefícios a
especialista cita: fortalece o corpo numa forma geral, evita a depressão pós-parto,
melhora a postura e recupera a forma física.  

“No pós-parto é muito importante
trabalhar o core, fortalecer com contração isometria do músculo transverso do
abdômen e mobilização pélvica com contração do músculo rero do abdômen são
ótimos no pós-parto não esquecer de trabalhar o assoalho pélvico também”,
orienta.

Se o parto tiver sido normal deve se
esperar 30 dias e em casos de cesárea 45 dias para voltar as atividades
físicas, sempre com a liberação do médico.

Foto: Divulgação



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