Hediane Oliveira: Dezembro e a balança

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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Ceia de Natal é só um capítulo na maratona de dezembro – Crédito: Reprodução da internet

Dezembro é mês de muitas confraternizações, envolvendo
situações onde não faltam muita comida e bebida. Período que muitas pessoas
descartam ou engavetam seus objetivos de perda de peso e adiam para ano que vem.

E depois vem as férias, Carnaval, dia as mães… e
sempre haverá uma desculpa para adiar o início, ou dar o primeiro passo para
uma vida mais saudável.

Então, com o fim do ano chegando, te faço três
questionamentos sobre este ano de 2019:

  1. Quais foram as três principais
    melhorias na sua alimentação que você conseguiu realizar ?
  2. Liste os três maiores
    desafios ?

Agora seu planejamento para 2020, escreva em um
papel e leia todos os dias à noite antes de dormir:

  1. Estabeleça três metas para
    o ano que vem em relação à sua alimentação. Sendo, uma meta fácil, uma média e
    uma difícil.
  2. Você realmente está decido
    a melhorar? Como pretende seguir este caminho? Quem vai te ajudar?
  3. O que realmente precisa
    mudar ou parar de fazer?

Não sei se é fácil ou difícil responder a essas perguntas,
mas tenho certeza que se ficar esperando o momento certo, pode ser que você nunca
esteja 100% preparado. O importante é começar e recomeçar quantas vezes que for
preciso. Comece hoje, comece agora! Este é o momento, o agora! Algumas dicas:

  • Dezembro é um mês ótimo para consumir frutas: abacaxi, uvas, ameixa, manga, pêssego… uma variedade de safras;
  • Nos eventos sociais, procure sempre beber água. Para cada rodada de bebida ou refrigerante, reveze com água – pode também adicionar rodelas de limão e laranja;
  •  Em churrascos, procure acompanhar saladas, vegetais assados na churrasqueira – berinjela, pimentão recheado com queijo, tomates, cebola – tudo fica muito bom na grelha, tempere com azeite, sal e orégano. Pense fora da caixinha!;
  • Cuidado com os rodízios de massa. Reflita se realmente quer participar do rodízio ou pedir algo mais saudável à la carte – você pode ate dividir o prato com alguém. Se possível prefira bebidas zero açúcar. Permita-se ao menos negociar consigo mesmo e não comer no automático, às vezes a pizza nem é tão boa assim e você paga o mesmo valor comendo algo que te dê maior prazer em comer;
  • Sobre os doces típicos como a tradicional rabanada, o panetone… Permita-se, deguste, coma devagar. Explore todas as memórias afetivas e seja feliz. Só cuidado para não exagerar na porção. Saciou? Parou!! Você pode escolher uma sobremesa para um dia e a outra pra o dia seguinte, não precisa se empanturrar em um único dia;
  • Reflita sobre o mês de dezembro. Como deseja estar ano que vem? O que te impede de alcançar os resultados? Você conhece seu corpo? Se respeita? Respeita seus limites?;
  •  Seja amigo(a) de si mesmo!



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