Inmet alerta sobre risco de novos deslizamentos de terra em Minas e Espírito Santo devido à chuva | Política

    0
    105

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O governo recebeu do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste sábado (25) o alerta de que os estados de Minas Gerais e Espírito Santo podem sofrer novos deslizamentos de terra nos próximos dias por causa do aumento da intensidade das chuvas.

    Segundo informou o órgão durante reunião pela manhã no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília, as chuvas, que estavam constantes nesses estados, ficarão mais concentradas, e, portanto, mais intensas. Como o solo já está encharcado, aumenta o risco de deslizamentos.

    Participaram da reunião representantes dos ministérios de Justiça, Defesa, Saúde, Desenvolvimento Regional e Infraestrutura; da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e do Inmet, para discutir ações emergenciais a fim de atender as cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

    No encontro foi discutida a situação dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, São Paulo, além do Distrito Federal. A situação considerada mais grave, no entanto, é a de Minas e do Espírito Santo.

    Na sexta-feira, a Defesa Civil elevou o status de operação do Cenad para alerta máximo. Com isso, toda a ação do centro será feita em coordenação com outros órgãos do governo.

    Na sexta-feira, Belo Horizonte teve o dia mais chuvoso da história da cidade, desde o início da medição climatológica, há 110 anos. Em 24 horas, o acumulado de chuva na capital mineira chegou a 171,8 milímetros.

    Neste sábado, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais informou que 14 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias.

    No Espírito Santo, houve nove mortes confirmadas por causa da chuva. Segundo a Defesa Civil do estado, 3,8 mil pessoas estão fora de casa desde que começaram os temporais no dia 17 de janeiro.

    Técnicos de ministérios e órgãos públicos reunidos em Brasília para avaliar situação das chuvas no Sudeste — Foto: Adalberto Marques / MDR

    Técnicos de ministérios e órgãos públicos reunidos em Brasília para avaliar situação das chuvas no Sudeste — Foto: Adalberto Marques / MDR



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda