investir no setor de maquiagem pode ser promissor

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Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

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postado em 25/10/2020 08:00

Micheline Ramalho entrou no mercado de beleza porque não conseguia achar um maquiador que soubesse preparar uma pele negra – (crédito: Instagram/Reprodução)

O brasileiro é um povo vaidoso por natureza. Não à toa, estudo da Euromonitor, empresa internacional de pesquisa de mercado, estima que até 2021 o número de salões de beleza formais no país deve crescer 4,5%. Isso basicamente significa que as oportunidades de emprego para cabeleireiros, barbeiros, manicures, depiladoras, maquiadores, entre outros profissionais da área, serão grande.

Em expansão, o mercado de beleza do Brasil fica atrás apenas do dos Estados Unidos, do Japão e da China. Está previsto um crescimento para o segmento de estética de 14% este ano. Cansada de os profissionais errarem o tom da base na sua pele, Micheline Ramalho, 35 anos, decidiu se dedicar a esse ramo. “Estava tão exausta de ficar com a pele cinza. Também queria transmitir meu conhecimento sobre a maquiagem de pele negra. Então, fiz vários cursos e usei as redes sociais para informar os seguidores”, conta ela, que atua há mais de oito anos na área.

Micheline explica que procurou se destacar no assunto. “Fiz várias capacitações, dou curso no Caravana da Juventude Negra do Distrito Federal e ensino sobre o tema no meu ateliê. Dou sugestões de produtos e quais são os melhores para usar na pele negra”, diz a maquiadora e influencer digital.

O reconhecimento veio por meio do blog, que Micheline mantém desde 2013, ao vencer o Prêmio EBSA Worlds, na categoria melhor blog com dicas de maquiagem de pele negra, em 2016. Ela também é a única brasiliense do reality show Make me Boti, de O Boticário, transmitido pelo canal Desejos de Make, no YouTube, desde 21 de agosto.

O programa é gravado a distância e cada participante faz desafios relacionados à maquiagem em casa. Mas quem decide o ganhador é o público, votando pelo Instagram da marca e escolhendo a melhor produção. O vencedor ganhará R$ 10 mil.

Michele tem mais de 25 mil seguidores no Instagram (@michelineramalho). Para ela, as redes sociais e a maquiagem foram essenciais no processo de superação de um câncer de colo de útero, diagnosticado em 2017, em estado avançado. “Eu comecei por conta própria a me maquiar e, depois, fiz cursos básicos, principalmente, para enfrentar o tratamento da melhor forma possível e com a autoestima elevada.” Antes de entrar no ramo, ela era servidora pública. Hoje, a renda vem exclusivamente da beleza.

Renovação e mudança

Dheise Oliveira trocou a engenharia pelo marcado beauty, uma antiga paixão
Dheise Oliveira trocou a engenharia pelo marcado beauty, uma antiga paixão
(foto: Rasili @_rasili /Divulgacao)

Para algumas pessoas, trabalhar no ramo de beleza significa valorizar o que já é bonito. Esse é o caso da profissional Dheise Oliveira, que atua na área há nove anos. “Acredito no poder de transformação da maquiagem, não no sentido literal, claro, pois ela tem a capacidade de mudar nossas vidas. Já o rosto precisa ser valorizado e não modificado”, afirma Dheise, 30 anos, makeup artist e especialista em maquiagem social e editorial.

Para ela, isso gera uma força muito grande nas pessoas, independentemente de gêneros. “Sinto que me supero e destravo minhas amarras a cada dia, inspirando outras pessoas a se libertarem também.”

A maquiadora sempre gostou de arte e criatividade, mas precisou passar quatro anos numa faculdade de engenharia para entender que trabalhar com o que ama, às vezes, é um privilégio. “Na época, meu pai influenciou muito nas minhas escolhas”, diz. “Só pude realmente me dedicar à profissão de maquiadora aos 22 anos, isso depois de bater muito de frente com ele. Tive oportunidades que nunca imaginei — como hoje, ao trabalhar numa empresa internacional de educação para profissionais de beleza, o app Stylez”, diz, orgulhosa.

Ela explica que tudo se iniciou quando criou um Instagram pessoal para divulgar o trabalho. “Senti a necessidade de ter um perfil que fosse para portfólio (@dheisemakeup), que abordasse cursos e produções, miniaulas, makes de noivas, trabalhos editoriais, etc.”, lembra. Já o outro perfil (@dheiseoliveira) é como um moodboard, em que dá dicas de cuidados com a pele, com os cabelos, penteados práticos para o dia a dia, moda e estilo. “É uma inspiração tanto para mim quanto para as clientes.”

A dica que ela dá para se dar bem nesse ramo é entender que você é uma empresa e precisa se tratar como tal. “A maioria das queixas das alunas do meu curso para maquiadores iniciantes é relacionada à negociação de valores, saber quanto vale seu trabalho e se o cliente valorizará da mesma forma. Isso é, talvez, um dos maiores pesadelos dos prestadores de serviço.”

Por meio de experiências positivas e negativas, ao longo do tempo, ela desenvolveu formas de lidar com esse tipo de problema. Contudo, segundo a influencer, ainda há um certo preconceito antiquado e patriarcal contra a profissão. “No início, senti dentro da minha própria família, mas acredito que você pode ser bem-sucedido em qualquer profissão que ame de verdade.”

A maquiadora observa que o preconceito, muitas vezes, acontece porque as pessoas não têm conhecimento do quanto a indústria da beleza é rentável, principalmente no Brasil, que está entre os países que mais consomem beleza no mundo. “Um bom maquiador pode ganhar o mesmo que um engenheiro, por exemplo, ou até mais. Muita gente não sabe disso.”

Leia!

Maquiagem como profissão: atuação profissional e mercado de trabalho

Maquiagem Como Profissão: atuação profissional e mercado de trabalho
Maquiagem Como Profissão: atuação profissional e mercado de trabalho
(foto: Quarto Editora /Divulgação)

Neste livro, você encontrará orientações claras e objetivas de como iniciar as atividades na maquiagem, captar trabalhos e se destacar na área da beleza. Afinal, quem não quer ter uma carreira de sucesso? O maquiador deve estar preparado para desempenhar as atividades de um consultor de beleza e de imagem. Precisa, também, entender as necessidades do mercado, da sua cliente e estar conectado com todo o universo da moda e da beleza. Ter apenas talento não basta. É fundamental ter uma boa formação acadêmica e se manter atualizado, mas, sobretudo, ser empreendedor.
Autor: Alexandre Krizek; Editora: Quarto Editora; Preço: R$ 66, 30

Maquiagem — Os segredos dos profissionais

Maquiagem os segredos dos profissionais R$ 39,90.
Maquiagem os segredos dos profissionais R$ 39,90.
(foto: Quarto Editora /Divulgação)

Com mulheres nas fotos do livro, a autora prova que qualquer uma pode ficar mais bonita com a ajuda de uma maquiagem de aspecto leve e natural, mas, definitivamente, transformadora. Kit Spencer é uma profissional experiente do meio artístico e conhece os melhores truques para realçar qualidades e disfarçar imperfeições, assim como tem as dicas mais atualizadas sobre os produtos e cosméticos ideais. Ensina looks para as mais diversas ocasiões, incluindo casamento (para noivas), festas infantis e festas à fantasia.
Autora: Kit Spencer; Editora: Quarto Editora; Preço: R$ 39,90

Milady — Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem

Milady - Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem
Milady – Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem
(foto: Editora Cengage Learning /Divulgação)

A obra foi projetada para servir de guia a maquiadores iniciantes e como referência a artistas experientes. O conteúdo se origina de grande parte da elite da indústria — tudo feito com a experiência e o desejo de fornecer conhecimento, a fim de prepará-lo para entrar e até fazê-lo “decolar” no fantástico mundo da maquiagem.
Autora: Michelle Allaird; Editora: Cengage Learning; Preço: R$ 138,90

Como se manter firme em tempos de pandemia

Mantenha o foco no objetivo e não nos problemas.
Artistas de maquiagem são “empresas de uma pessoa só”, que precisa ter estratégias, uma esteira de produtos e muita constância.
Seja sempre presente para os clientes, ou seja, inspire e ensine. A indústria da informação nunca esteve tão em alta. Se eles não aprendem com você, vão aprender com outra pessoa. Então, seja referência.
Jogue-se no digital. Ele levará você a lugares que fisicamente não consegue estar.
Venda de forma on-line serviços e produtos.
Organize o conjunto de cliente. Aproveite o tempo para atualizar os dados, conhecer melhor o perfil de quem procura o seu trabalho.
Seja responsável com as medidas de biossegurança — e mostre isso de forma on-line. Isso dará mais confiança para voltarem a agendar os atendimentos.
Ordene os produtos pelo prazo de validade e identifique os que devem ser usados primeiro. Assim, você evita desperdícios.

Fontes: Dheise Oliveira, makeup artist e especialista em maquiagem social e editorial e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

instagram/Reprodução
Rasili @_rasili /Divulgação

 

Maleta de Maquiagem Multiuso Jacki Design Sonho de Verão Laranja (R$ 150,95)
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(foto: Jacki Design /Divulgação)

Kit De Pincéis Sephora Collection Experienced Brush Set (R$ 399)
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(foto: Sephora /Divulgação)

Combo Batom Make B.: Batom Cremoso Nude Up, 3,6g + Batom Cremoso Mystic Red, 3,6g + Batom Mate Red Supreme, 3,6g + Batom Hidratante Rose (R$ 125,60)
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(foto: O Boticario /Divulgação)

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

  • Dheise Oliveira trocou a engenharia pelo marcado beauty, uma antiga paixão

    Dheise Oliveira trocou a engenharia pelo marcado beauty, uma antiga paixão
    Foto: Rasili @_rasili /Divulgacao

  • Maquiagem os segredos dos profissionais R$ 39,90.

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    Foto: Quarto Editora /Divulgação

  • Milady - Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem

    Milady – Maquiagem: teoria das cores, maquiagens especiais, evolução da maquiagem
    Foto: Editora Cengage Learning /Divulgação

  • Maquiagem Como Profissão: atuação profissional e mercado de trabalho

    Maquiagem Como Profissão: atuação profissional e mercado de trabalho
    Foto: Quarto Editora /Divulgação

  • Maleta de Maquiagem Multiuso Jacki Design Sonho de Verão Laranja (R$ 150,95)

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    Foto: Jacki Design /Divulgação

  • Kit De Pincéis Sephora Collection Experienced Brush Set (R$ 399)

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    Foto: Sephora /Divulgação

  • Combo Batom Make B.: Batom Cremoso Nude Up, 3,6g + Batom Cremoso Mystic Red, 3,6g + Batom Mate Red Supreme, 3,6g + Batom Hidratante Rose (R$ 125,60)

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    Foto: O Boticario /Divulgação



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