Itanhaém, SP, adere a programa do estado que troca uso de documentos impressos por digitais | Santos e Região

    0
    32

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Prefeitura de Itanhaém, no litoral de São Paulo, anunciou a adesão do município ao programa estadual SP Sem Papel. Conforme divulgado nesta quarta-feira (20), o prefeito, o vice-prefeito e o secretário de Governo se reuniram para definir os trabalhos que serão conduzidos pela Secretaria e pelo Departamento de Tecnologia, para colocar a medida em prática.

    O programa SP Sem Papel foi criado pelo Governo do Estado para reduzir ou eliminar gradualmente o trâmite de papel no âmbito da administração estadual, e no seu relacionamento com outras esferas de governo, com ações de desburocratização, adoção do processo digital, entre outras medidas.

    Segundo a prefeitura, das 645 cidades do estado, quatro foram escolhidas para participar de um projeto piloto, e Itanhaém está entre elas, sendo a única da Baixada Santista. Os outros três municípios são Jaboticabal, São Luiz do Paraitinga e Ribeirão Preto.

    Ainda conforme a prefeitura, a iniciativa sustentável será implantada em toda a estrutura administrativa da cidade, promovendo mais agilidade no trâmite dos processos, além de economia e transparência. Todos os documentos que antes eram feitos em papel passarão a ser produzidos digitalmente, de forma gradativa.

    Para colocarem em prática o programa, os servidores vão passar por um programa de treinamento com capacitação presencial, tutoriais, ensino à distância, web-dúvidas e operação assistida. Nesta quarta-feira, os servidores se reuniram virtualmente com técnicos da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) e deram início aos procedimentos de implantação da plataforma.

    Entre os benefícios, a administração cita maior agilidade nas demandas e no trâmite de documentos e processos, redução de gastos com papel, serviços de impressão, transporte e correio, além do acompanhamento das demandas e do andamento dos documentos em tempo real, por meio de pesquisa simplificada.

    VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos



    Fonte