Mais de 1 milhão de cirurgias eletivas foram adiadas no Brasil em 2020

De acordo com levantamento de associação, houve queda de 59,8% dos procedimentos em relação a 2019

Por: Sophia Bernardes | 20 abril – 09:19

Com o recrudescimento da pandemia, mais de 1 milhão de cirurgias eletivas foram adiadas em 2020 por causa da lotação dos hospitais e dos riscos aos pacientes em meio à pandemia de Covid-19.

De acordo com uma estudo realizado pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde (Abraidi), foi registrada uma queda significativa de 59,8% em relação ao ano de 2019.

Foto: Rogerio Santana/Agência Brasil

Este levantamento indica também que 92% dos empresários fornecedores de insumos para o setor de saúde tiveram que fazer ajustes para enfrentar a crise.

Das 300 empresas que foram analisadas, a queda no faturamento durante o ano de 2020 foi de, em média, 50,8% em relação ao ano anterior.

Recomendação médica

Leandro Faustino, Cirurgião plástico há quatro anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), enxerga que as cirurgias agendadas  despencarem desde o começo da pandemia. Em maio de 2020 a queda foi de mais de 50% em relação ao mês anterior.

Apesar da queda nos atendimentos, com o novo pico de contaminação em março deste ano, o próprio médico orienta seus pacientes sobre os riscos envolvidos nos procedimentos.

“Há o risco de a paciente contrair o vírus no pós-operatório, então, além das complicações possíveis da cirurgia plástica, estaríamos adicionando outras relacionadas à Covid-19”, afirmou o profissional da saúde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Compra de vacinas por empresas não é furar fila, de acordo com empresário Carlos Wizard

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo: