Mastopexia com prótese: cuidados pós-operatórios

0
20

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Diversas mulheres têm o desejo de aumentar o volume e corrigir a flacidez dos seios. A boa notícia é que existe um único procedimento capaz de combinar técnicas e atingir os dois objetivos de uma só vez: a mastopexia com prótese.

Se você está pensando em realizar o procedimento e quer conhecer mais sobre os cuidados pós-operatórios, basta continuar a leitura para solucionar suas principais dúvidas! Vamos lá? 

O que é mastopexia com prótese?

A mastopexia é uma cirurgia plástica que visa a suspensão das mamas através da correção da flacidez. Quando associada a mamoplastia de aumento, chamamos de mastopexia com prótese.

O procedimento consiste na remoção do excesso de pele e no reposicionamento da aréola e do tecido mamário, comprimindo-o para compor uma mama com formato e contorno mais harmoniosos, ao mesmo tempo em que os implantes de silicone são inseridos.

O método se torna abrangente por combinar duas técnicas para atingir dois objetivos de uma só vez: o lifting das mamas e o aumento do volume dos seios.

Como é feito o procedimento?

A anestesia será administrada para garantir o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. Após, é feita a incisão. Há três padrões comuns: 

  1. Padrão circular ao redor da aréola;
  2. Padrão circular ao redor da aréola e verticalmente para baixo, até o sulco da mama (formato de raquete);
  3. Padrão circular ao redor da aréola e verticalmente para baixo da aréola em direção ao sulco da mama e, horizontalmente ao longo do sulco da mama (formato de “T” invertido).

Seu médico irá recomendar a melhor opção para você. Durante o procedimento, os implantes são inseridos, logo após, o tecido mamário subjacente é erguido e remodelado para melhorar a firmeza e contorno da mama. 

Em seguida, o mamilo e a aréola são reposicionados – as aréolas podem ser reduzidas, se necessário. A pele que está sobrando é removida e as incisões fechadas. 

A mastopexia com prótese dura, em média, entre 2 horas e meia à 3 horas, podendo sempre haver variações de tempo.

Quando aparecem os resultados da mastopexia com prótese?

Os resultados da mastopexia com prótese são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico diminuirá e as linhas de incisão ficarão mais suaves. O resultado definitivo aparecerá ao longo dos meses.

Além disso, para ajudar a manter os resultados da cirurgia por mais tempo, você deve manter um peso e um estilo de vida saudáveis.  

Confira também: Cirurgia nos seios: diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia

Posso engravidar depois da mastopexia com prótese?

O ideal é conversar com o cirurgião plástico sobre o seu desejo de ser mãe, para esclarecer qualquer dúvida e ter certeza de que a técnica usada seja compatível com o aleitamento materno.

Quanto aos resultados da mastopexia com prótese, poderão ser preservados desde que não haja um aumento excessivo de peso durante a gestação.  Além disso, cada organismo responde diferentemente ao processo, portanto, também dependerá do grau de elasticidade da pele. 

Quais são os cuidados pós-operatórios da mastopexia com prótese?

Ao sentir falta de ar

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure imediatamente seu médico.

Esses tipos de sintomas podem ser sinal de alguma complicação, portanto, pode ser necessário internação e tratamento adicional.

Seja cuidadosa

É fundamental seguir as instruções pós-cirúrgicas, como cuidados com a área operada e medicamentos indicados.

Seguir essas instruções no pós-operatório é essencial para garantir a recuperação adequada da cirurgia sem riscos de complicações ou má cicatrização.

Dessa forma, planeje-se para garantir que todas as recomendações como repouso, limpeza da cicatriz, uso de sutiã pós-cirúrgico e medicamentos sejam feitas sem exceções.

Durma de barriga para cima

Após a cirurgia é comum automaticamente optar por dormir de barriga para cima, até mesmo para evitar sentir dores na região operada.

Essa posição é muito importante para não exercer pressão enquanto os tecidos das mamas ainda se acomodam. O ideal é evitar dormir de bruços ou de lado no primeiro mês .

Retome as atividades físicas gradualmente

A mastopexia com prótese requer um tempo de recuperação com repouso de alguns dias. 

Atividades cotidianas, convívio social e trabalho, geralmente, são liberadas após o primeiro mês conforme as orientações do cirurgião plástico. 

Já as atividades físicas podem ser suspensas por no mínimo 15 dias. Após essas duas primeiras semanas, o médico pode liberar exercícios como caminhadas leves e esteira.

Atividades mais intensas como musculação podem ser liberadas apenas para as pernas, de forma moderada, após 30 dias. 

Conforme a evolução da recuperação, as atividades físicas para os membros superiores podem ser liberadas após esse período, sem sobrecarregar ou causar algum impacto na região. Podem ser liberadas após dois a três meses de recuperação, dependendo da localização do implante. 

Veja também: Prótese de silicone: mitos e verdades

Gostou da leitura? Espero ter ajudado você a entender melhor sobre os cuidados pós-operatórios da mastopexia com prótese. Se precisar de ajuda, conte comigo!

Cirurgião Plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica com experiência nas áreas de cirurgia plástica estética e reparadora, ofereço tratamento e acompanhamento ideal para mulheres que desejam elevar a autoestima e confiança. Promovendo a saúde e o bem-estar de cada paciente.

Agende uma avaliação pelo site ou pelo número: (35) 3271-4097. Até a próxima!



Fonte