Mdicos cirurgies: Rondnia na lista dos estados com menor quantidade de profissionais

0
38

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.


Dentro da medicina, os médicos cirurgiões são profissionais importantes e necessários. Eles são responsáveis por cirurgias de naturezas distintas, bem como os cuidados pré e pós-operatório dos pacientes. A distribuição dos profissionais no Brasil e a quantidade de cirurgias represadas durante a pandemia da Covid-19 fazem com que o número de médicos dessa área seja considerado bem menor do que se espera.



Pensando nisso, a Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) realizou o “Demografia Médica 2020”, que traz nessa edição o raio-X da área e como estão divididos os profissionais entre os estados.


De acordo com o estudo, Rondônia é um dos estados que têm a menor quantidade desses profissionais. Com apenas 226 cirurgiões, o estado rondoniense fica ao lado do Tocantins (214), Amapá (89), Acre (63) e Roraima (61).


Segundo o estudo, a maior parte dos cirurgiões gerais está presente nos estados de São Paulo (11.065), Rio de Janeiro (3.862), Minas Gerais (3.813), Rio Grande do Sul (2.781) e Paraná (2.405).



Considerando a distribuição pelo total de 100 mil habitantes de cada localidade, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são as regiões com maior cobertura de médicos especializados em cirurgia geral. Por outro lado, Acre, Amazonas, Pará e Maranhão são as áreas mais descobertas. 



Fonte