Ministro da Infraestrutura assina contrato de terminais leiloados e visita instalações no Porto de Santos | Porto Mar

    0
    8

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta segunda-feira (16) para acompanhar a inauguração de dois terminais de açúcar e assinar o contrato de outorga de terminais leiloados em agosto. Na última cerimônia, o ministro celebrou o leilão e pediu apoio ao programa ‘BR do Mar’, que busca aumentar a oferta da cabotagem no Brasil.

    O Ministro chegou ao porto, por volta das 9h, e participou da inauguração de dois armazéns de açúcar das empresas Tereos e VLI, no valor de R$ 205 milhões, em Cubatão (SP).

    Ministro da Infraestrutura visita terminais no Porto de Santos, SP — Foto: Rodrigo Nardelli/G1

    O armazém localizado no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), ativo da VLI localizado em Santos, tem capacidade para armazenar 115 mil toneladas de açúcar bruto.

    O segundo armazém, também concluído nesta safra, fica no terminal de Guará (SP), na região onde estão localizadas as unidades industriais da Tereos. A instalação tem capacidade para 125 mil toneladas, das quais 80 mil toneladas são destinadas à armazenagem de açúcar da Tereos.

    Para marcar oficialmente a inauguração dos dois empreendimentos, as empresas realizaram um evento restrito no Tiplam, que seguiu as recomendações sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.

    Jacyr Costa Filho, membro do Comitê Executivo Global da Tereos, Ernesto Pousada, presidente da VLI, Tarcísio de Freitas, ministro da Infraestrutura — Foto: Divulgação/VLI/Cleiton Dias

    Por volta das 16h30, o Ministro participou da cerimônia da assinatura da outorga do novo terminal da Eldorado Brasil, no Porto de Santos. Entre os participantes, estavam o atual prefeito do município, Paulo Alexandre Barbosa, os deputados federais Rosana Valle, General Peternelli e o diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral.

    Os terminais outorgados foram os STS14, arrematado pelo consórcio Eldorado Brasil Celulose, o e STS14A, que ficou com o consórcio Bracell SP Celulosa. O ministro, em coletiva de imprensa, celebrou a assinatura dos contatos de concessão dos terminais à iniciativa privada.

    “Temos que celebrar a assinatura destes dois contratos. São frutos de um leilão feito em agosto, que foi o primeiro leilão feito após o início da pandemia. O que estamos celebrando é a confiança no Brasil. Nós temos que confiar e acreditar em nosso país”, disse.

    Ministro assinou concessão em uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (16) — Foto: Reprodução

    Além disso, o ministro afirmou que novos ativos serão transferidos para a iniciativa privada a partir do ano que vem. “Nosso programa de concessão vai andar a passos largos, a pleno vapor. Como a licitação dos 22 aeroportos, que vamos conceder à iniciativa privada. Ano que vem, teremos leilão em Santos: o leilão do [terminal] STS8 e 8A, que vai ser o maior leilão de arrendamento portuário dos últimos 20 anos”, prometeu.

    Ele citou e pediu apoio, por último, ao programa de incentivo à cabotagem, conhecido como ‘BR do Mar’. “Precisamos aprovar o BR do Mar. Irá provocar uma transformação na nossa navegação. Vai impulsionar nossa cabotagem, nos soltar das amarras que travaram a navegação de cabotagem que nos seguraram durante o tempo.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda