Mulheres de 40 anos – Transformação do corpo e emancipação feminina

0
7

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

As mulheres que chegam aos 40 anos podem ter um certo receio com a aproximação dessa idade. Os 30 anos são uma década que os psicólogos caracterizam como mais desafiadora e consolidante para a carreira e vida pessoal. Porém, década seguinte é ainda mais amadurecida, ativa e livre para as mulheres.

Conhecida como a idade da loba, a mulher que chega aos 40 anos transmite a imagem desse animal: forte, desenvolvida e marcante. Porém, ela também traz consigo a calma e segurança que as mulheres mais jovens ainda não desenvolveram. O medo da idade é uma questão constante, mas as transformações físicas, psicológicas e financeiras também podem ser vistas de formas positivas.

O corpo humano envelhece conforme as células funcionam, se desgastam e se regeram. Por questões relacionadas à genética natural das células, nem sempre os danos que elas passam são reparados de forma perfeita, pois perdem pequenos fragmentos de DNA na regeneração, como as células da pele e do aparelho auditivo. Assim o corpo vai apresentando os sinais de envelhecimento.

Fonte: Pexels

Transformação no corpo

O corpo feminino, com características específicas, traz muitas transições com a chegada dos 40 anos. As mudanças hormonais, comuns nessa idade, são provocadas pela queda de progesterona e estrogênio, dois hormônios que estão presentes no controle da menstruação, lubrificação vaginal, características da pele, cabelos e unhas e, também, absorção de cálcio.

Com esses dois hormônios importantes ao corpo feminino tão alterados, a mulher absorve menos cálcio, o que provoca a maior fragilidade dos ossos, diminuição de massa muscular, redução da lubrificação vaginal e do desejo sexual (libido).

A alteração hormonal também traz a conhecida menopausa, momento em que a mulher passa a não menstruar mais e isso também resulta em mudanças de humor. Além disso, há também mudanças na pele. As temidas rugas podem começar a aparecer, devido à queda de colágeno e substâncias oxidantes acumuladas na pele.

Emancipação feminina das mulheres de 40 anos

Mulher de 40 anos
Imagem: Aleteia

Mesmo com tantas mudanças corporais nas mulheres que chegam aos 40 anos, com a modernidade e avanço de discussões de questões sociais e feministas, muito mudou. Hoje as mulheres têm mais independência em relação às suas vidas pessoais e financeiras. Em 2017, segundo o Boletim Anual Mulheres e Mercado de Trabalho, 44% dos trabalhadores brasileiros eram mulheres, com perspectiva de aumento a cada ano.

Com a emancipação feminina, vem a maior liberdade para decidir sobre as questões relacionadas ao corpo e estética. Com o avanço tecnológico, há muitos métodos e produtos que podem ser utilizados hoje em dia para atrasar os processos mais prejudiciais que o corpo traz.

Existem complexos de vitaminas, produtos como cremes para corpo e rosto, maquiagens, suplementos e outros, mas os ginecologistas afirmam que é essencial ter bons hábitos alimentares e manter a prática de atividades físicas para o corpo ter seu desenvolvimento de forma mais natural possível.

Procedimentos estéticos

Na lista de procedimentos estéticos, as mulheres que vão ficando mais velhas e independentes financeiramente também passam a optar por cuidados mais caros, como as cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não cirúrgicos, como uma pigmentação na sobrancelha, por exemplo.

Kim Kardashian – comparação antes e depois dos procedimentos estéticos Fonte: People

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2018, o Brasil realizou mais de um milhão de cirurgias plásticas e 969 mil procedimentos estéticos, sendo o país que mais realiza esses tipos de intervenções no mundo.

Você não precisa ser a Kim Kardashian para chegar aos 40 com um corpo que é quase impossível de se ter. Basta ter pequenos cuidados diários básicos. A socialite já passou por lipoescultura, congelamento de gordura, rinoplastia e preenchimento labial. Além disso, botox, lifting facial (drenar o próprio sangue e aplica-lo no rosto para a remoção de rugas) e, talvez, remoção de algumas costelas

Mulheres de 40 anos sem estresse

Com tantos modos e infinidades de opções para quem quer permanecer com uma boa aparência por muitos anos, não podemos esquecer que o lado psicológico da mulher na década dos 40 é fundamental. Nessa idade, com a emancipação feminina, a mulher ficou menos passiva e mais segura de si.

Fonte: Pexels

Nesse sentido, mulheres de 40 anos geralmente buscam completar suas aspirações e desejos pessoais que podem não ter cumprido quando mais jovens. Segundo psicólogos, isso acontece ou por conta da família e criação dos filhos, ou pela falta de tempo na busca pela consolidação da carreira quando mais jovem.

Assim, para manter ou buscar um bem estar emocional e físico, é um bom momento para a mulher ter seu autocuidado em todos os sentidos. Por exemplo, buscar atividades que goste, manter um hobbie e praticar atividades físicas. Também é recomendado ter o acompanhamento médico em todas as situações.  Mulheres de 40 anos chegam a essa idade estando bem consigo mesmas.

Fontes: Revista Superinteressante, Fundação Oswaldo Cruz, Bonde

Imagens: Pexels, Pexels, People, Pexels e Aleteia.



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda