Mutirão de Cirurgias agiliza processos cirúrgicos eletivos em Porto Real

0
17

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

PORTO REAL

A Prefeitura de Porto Real e a Secretaria de Saúde realizam o Mutirão de Cirurgias através do Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis (HGMSFA). Os procedimentos cirúrgicos são direcionados as pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS), pré-agendados, sempre ao final de cada mês. Mais de 420 pessoas já foram atendidas gratuitamente neste ano.

Segundo o prefeito Alexandre Serfiotis, a intenção é diminuir a fila de espera de cirurgias eletivas com mais rapidez e cuidado. “Percebemos que mesmo com procedimentos realizados normalmente no dia a dia, havia a necessidade de fazer cirurgias em volume maior, e com isso, diminuir o tempo de espera dos pacientes”, disse Alexandre Serfiotis.

O prefeito disse ainda que haviam muitos pacientes aguardando atendimento desde 2019, e com o mutirão, todas as cirurgias foram agendadas. Ele destacou ainda que a eficiência do serviço trouxe avanço na saúde, então, se faz importante para que todos os moradores continuem sendo beneficiados.

Segundo o diretor Administrativo do HGMSFA, Fabio Silva, para o mês de novembro a previsão é que 27 procedimentos cirúrgicos sejam realizados. “Vamos realizar cirurgias ginecológicas, histerectomia, histeroscopia cirúrgica e traquelectomia, e em relação às cirurgias geral, teremos hérnias vesículas”, comentou Fabio Silva.

Verônica Machado, subsecretária de Saúde afirmou que todos os pedidos são direcionados através das Unidades de Saúde da Família (USF), onde os pacientes têm o tratamento iniciado com os médicos da unidade. Verônica ainda explica que o paciente recebe o acompanhamento pré-operatório, com a realização de diversos exames, como o teste Covid em alguns casos. “Para garantir a recuperação do paciente, também é realizado um acompanhamento pós-operatório, onde marcamos uma consulta para a revisão da cirurgia. É importante ressaltar que temos outros dispositivos para atender os munícipes, como o Tratamento Fora do Domicílio e a Farmácia Municipal”, finalizou Verônica.



Fonte