Na data em que o ‘Dia do Fico’ completa 200 anos, conheça os bastidores da decisão de Dom Pedro I | Fantástico

    0
    25

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    O príncipe, com 23 anos de idade, decidiu contrariar as ordens de Portugal. Mas, antes do anúncio, como ele tomou esta decisão? Quem ajudou Dom Pedro a fazer esta escolha?

    As respostas estão no prédio de um convento fundado por frades franciscanos no começo do século 17. Lá funcionou uma antiga universidade e o professor de teologia era um padre com muita influência sobre a família real.

    Francisco de Santa Teresa de Jesus Sampaio era considerado o homem mais sábio da corte do Rio. E Dom Pedro subiu muitas vezes as escadas do prédio em busca de conselhos.

    No local se reunia o clube da resistência, um grupo de religiosos, políticos e jornalistas que defendiam a autonomia do Brasil. Pesquisas feitas no convento indicam que foi lá que Frei Sampaio redigiu o Manifesto do Povo do Rio de Janeiro, mais conhecido como o Manifesto do Fico, um pedido para que Dom Pedro não deixasse o Brasil e voltasse para Portugal. O que estava em jogo era muito mais do que a viagem de um príncipe.

    Veja a reportagem completa no vídeo acima.

    Ouça os podcasts do Fantástico

    O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

    O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.



    Fonte