Navio atracado em Santos tem 80 casos positivos e 30 suspeitos de coronavírus | Porto Mar

    0
    69

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta segunda-feira (4), que o navio MSC Seaview tem 80 tripulantes a bordo que testaram positivo para o novo coronavírus. Os dados fazem parte do relatório de saúde da embarcação que é enviado diariamente para o órgão. A embarcação está em quarentena desde a última quinta-feira (30) no Porto de Santos, no litoral paulista, e segue o protocolo até 14 de maio.

    O navio entrou em quarentena após 10 pessoas na embarcação apresentarem resultado positivo para a Covid-19 em testes rápidos. Os diagnósticos se referem ao resultado de exames feitos nos últimos dias, em 615 tripulantes que permanecem em isolamento na embarcação. Ainda conforme a Anvisa, o navio ainda aguarda o resultado de 30 coletas. Os exames laboratoriais e de testes rápidos foram custeados pela empresa MSC.

    O Seaview está fundeado no Porto de Santos desde o dia 19 de março, data em que todos os passageiros foram desembarcados. Com isso, três navios estão em quarentena neste momento no Porto de Santos: o cargueiro Bárbara e os navios de cruzeiros MSC Musica e o próprio MSC Seaview. O Costa Fascinosa, que também cumpriu quarentena no cais santista, já foi liberado e realiza o desembarque e repatriação de seus tripulantes. O graneleiro Saldanha também foi liberado após quarentena.

    Segundo a Anvisa, os tripulantes das três embarcações estão em bom estado de saúde e não houve solicitações de desembarque para atendimento de emergência.

    Em nota, a MSC Cruzeiros afirma que continua a trabalhar em estreita colaboração com a Anvisa e a seguir todas as orientações de saúde para o bem-estar de todos os que estão no navio.

    O navio graneleiro Saldanha foi liberado da quarentena após 14 dias do diagnóstico de um caso a bordo. Durante esse período, nenhuma outra suspeita de Covid-19 foi registrada na embarcação.

    O MSC Musica está em quarentena até 4 de maio, com 296 tripulantes a bordo. Foi colocado em isolamento porque um tripulante testou positivo para Covid-19 após internação hospitalar para tratar um quadro de anemia. O teste positivo foi realizado antes de o tripulante ter alta. O tripulante é indiano e tem 32 anos. Não há outras suspeitas da doença no navio. O processo de desembarque está previsto para ser reiniciado na quarta, dia 6 de maio, para que os tripulantes peguem voos para suas casas.

    Navio MSC Musica — Foto: Divulgação/MSC

    Navio MSC Musica — Foto: Divulgação/MSC

    O navio de cruzeiros Costa Fascinosa já está liberado da quarentena desde 27 de abril. A empresa responsável está autorizada a realizar desembarques para repatriação de tripulantes ou mesmo a deixar o litoral brasileiro. A decisão sobre desembarques ou sobre deixar o porto é da empresa marítima.

    Na quinta-feira (30), 17 tripulantes desembarcam para retorno aos seus países de origem: seis italianos, um espanhol e dez indonésios.

    Também desembarcaram do Costa Fascinosa 75 tripulantes brasileiros (05/04); 227 tripulantes filipinos, que deixaram a embarcação para retorno ao seu país por voo fretado (11/04); 32 tripulantes, sendo cinco com destino à Europa e 27 com destino às Filipinas (28/04); e 13 tripulantes italianos e portugueses (02/05).

    A empresa é responsável pela logística do transporte e voos dos tripulantes. Os tripulantes devem desembarcar e seguir em transporte próprio direto para o aeroporto.

    O Costa Fascinosa chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março. Dois dias depois, foi colocado em quarentena. Dez pessoas foram desembarcadas para atendimento de emergência no dia 4 de abril. Ao todo, 30 tripulantes testaram positivo para Covid-19, 20 por meio de teste rápido a bordo da embarcação. Os outros dez foram os que desembarcaram e também testaram positivo. Desses, três vierem a óbito.



    Fonte



    Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


    Lima & Santana Propaganda