Ninfoplastia: cuidados e riscos da cirurgia na genital feminina

0
18

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Assim como o aumento de pênis feito pelo cantor sertanejo, a ninfoplastia altera a aparência da intimidade feminina

Recentemente, o cantor sertanejo Tiago Silva anunciou que passaria pela faloplastia, procedimento cirúrgico para aumento de pênis, em Santa Catarina. Assim como no caso do cantor, outra cirurgia também é procurada no Brasil: a ninfoplastia, neste caso para mudança na região genital feminina.

Ninfoplastia é o procedimento cirúrgico que altera a aparência da região genital – Foto: Edward Howell/ unsplash/ ND

A ninfoplastia, também conhecida como plástica da intimidade,  é o nome dado à cirurgia plástica na região genital da mulher. O procedimento é procurado para melhoria de aspectos que foram alterados com o tempo. Questões estéticas, incômodos no dia a dia e nas relações sexuais são os principais motivos que levam à busca pelo procedimento.

“O fator mais importante para escolher o tratamento ideal é a opinião da paciente, o que a está incomodando, o que causa desconforto ou insatisfação”, conta o cirurgião plástico Rogério Gomes.

Ele acrescenta que, no exame físico, podem ser sugeridos alguns procedimentos adicionais complementares, que vão beneficiar a paciente dentro de suas expectativas.

Como é o procedimento

Algumas regiões que podem ser alteradas com o procedimento são o clitóris, os grandes e pequenos lábios, a vagina e a região acima dela.

Segundo Rogério, “as maiores preocupações giram em torno da perda ou alteração da sensibilidade, que podem ocorrer eventualmente num pós-operatório”.

A ninfoplastia normalmente é feita em centro cirúrgico, com sedação da paciente e anestesia local. Em algumas exceções, o procedimento é feito apenas com anestesia local, o que é pouco recomendado por Rogério. “É uma região extremamente sensível então depende muito da sensibilidade de cada um”.

Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico diz que a cirurgia é feita, em média, em 3 horas, mas o tempo varia. “A cirurgia dura conforme os procedimentos indicados, porque pode ser desde um procedimento simples, até quatro ou cinco detalhes para melhoria da região”, comenta.

Cuidados pós procedimento

O médico explica que a recuperação, de modo geral, é tranquila. As pacientes precisam tomar alguns cuidados, como não fazer atividades físicas e sexuais no primeiro mês após a ninfoplastia. Após uma semana da cirurgia, pode ser liberado o ato de dirigir veículos, sempre a partir da avaliação médica.

Conheça a ninfoplastia, cirurgia plástica para a região genital feminina – Foto: Apostolos Vamvouras/ Unsplash/ NDConheça a ninfoplastia, cirurgia plástica para a região genital feminina – Foto: Apostolos Vamvouras/ Unsplash/ ND

Os riscos de alterações na sensibilidade da região genital devem ser levados em conta, especialmente em procedimentos que envolvem o clitóris. “É a parte sensitiva e que realmente pode ter alguma alteração se não for abordada de forma adequada”, conta Rogério.

Os cuidados no pós-cirúrgico também merecem atenção. O médico conta que agitação e movimentação excessiva, favorecem a possibilidade de complicações, inclusive na questão da sensibilidade.



Fonte