O Coletivo retorna com mais de 60 marcas

0
100

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Iniciando os trabalhos em 2020, O Coletivo reunirá cerca de 60 marcas e promoverá diversos bate-papos com temáticas voltadas para consumo consciente, economia criativa local, sustentabilidade e bem-estar.

O evento está marcado para os dias 7 e 8 de março, sábado e domingo, das 14h às 21h, no Salão Nobre da AABB Santos (Av. Ana Costa, 442 – 3º Piso – Salão Nobre), com entrada gratuita.

A feira leva a assinatura da artesã e empreendedora Aline Tolotti, responsável pela organização e também pela curadoria. A cada edição, há uma tendência crescente nas demandas específicas para a feira e seus expositores, contribuindo com a fidelização do público e a consolidação de propostas inovadoras.

“Já tive casos de pessoas que foram especialmente a Santos para comprar um mel específico, após saber de nossa presença por meio das redes sociais”, comenta Talitha Dalacosta, representante do Mel da Serra, produzido em São Jerônimo da Serra (PR).

Outra prática que tem se tornado cada vez mais habitual com os expositores é a entrega sem frete durante o evento – o que otimiza a cadeia de produção. “Gostamos de trabalhar com calçados sob encomenda, para que os clientes possam participar da criação, mas a cultura do ‘quero levar agora’ foi um desafio ao qual nos adaptamos”, lembra July Marques, da Keluni Shoes, de Santos (SP).

Veja também: Comitiva internacional da Unesco em Santos 

A consciência ambiental está em alta também. Entre os empreendedores, há alguns que, por conta de produção limitada, não tinham preocupação quanto às embalagens, por exemplo. Hoje a realidade já se modificou bastante: “Todo nosso conceito é de sustentabilidade. Nossos produtos são ecologicamente corretos, biodegradáveis e veganos, produzidos em pequenas escalas, com todo cuidado pelo impacto causado na produção”, comenta Juliana Franco, da Jolly Roger Acessórios.

Outros, por sua vez, utilizam materiais como madeira certificada, retalhos de papelão e tecido, cera vegetal de soja, além de focar no padrão “lixo zero” de produção.


BATE-PAPOS DURANTE O COLETIVO

Uma extensa programação de bate-papos será realizada nos dois dias da feira, aproximando ainda mais o trabalho dos expositores do público, com troca de informações e discussões sobre os conceitos que norteiam O Coletivo.

A participação nestes encontros também é gratuita, mediante ordem de chegada no local. Confira a programação:

07 de março:

15h – “Moda Circular – Como Gerir Os Impactos Sociais e Ambientais”, com a designer Beatriz Ferreiro, da marca Biaquefez;
16h20 – “Revelando o Feminino e Despertando a Sensualidade Através da Fotografia”, com a fotógrafa Erika Vendelin, da Sweet Fotografia
17h20 – “Educação Ambiental e Empreendedorismo Sustentável – A Criação De Uma Empresa Com Valores Socioambientais”, com Ana Nogueira, médica veterinária, cientista do mar e fundadora da Repense Atitudes.
18h20 – “Os Novos Desafios Para Um Mundo Com Menos Lixo e Mais Consciência”, reunindo Adriana de Oliveira Fortuna (Cicklo), Aline Tolotti (Na Casa Dela Tinha e O Coletivo) e Ana Nogueira (Repense);
19h20 – “Empreender: Ressignificar É Um Ato de Coragem”, com Daniel Amaral, da marca Sagrado Brigadeiro.

08 de março:

14h – “Upcycle, Troca de Resíduos e Sobra de Materiais” (aberto a todos os criativos e artesãos);
15h – “Cosmetologia Natural e Autoestima”, com a aromaterapeuta Fernanda Fernandes, da Luna Essência;
16h – “A História do Vinil”, com o cantor e produtor musical João Romualdo;
17h – “Papo Leve: Nutrindo o Bem-Estar e a Saúde Mental”, com a farmacêutica e professora de Yoga Gabriela Cruz;
18h – “Visual Merchandising – Conceitos e Discussão Para Pequenas Marcas”, com a designer Grasiele Pilatti (Colliê Acessórios);
19h – “Produção de Conteúdo Para Pequenas Marcas”, com o jornalista Diego Brígido;
20h – “A Importância do Autocuidado”, com a massoterapeuta Natália Garrido.


LIVROS, DISCOS E PINTURAS

A primeira edição de O Coletivo em 2020 retoma os projetos “Livro Livre”, com troca de livros e campanha de doação de novos exemplares, e “Leve Sua Bag”, para reduzir o lixo acumulado a partir de embalagens.

A música do DJ João Romualdo, as sessões de live painting com os artistas Alessandra Vilaverde, Leonardo Leite, Nane Anders e Rogério.PNG, e o espaço gastronômico ocupado pelo Quintal da Veia – com petiscos e cervejas artesanais – também estão entre as atrações que irão entreter o público nos dois dias da feira.


RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE

A organização de O Coletivo também alinhou algumas ações especiais para a ocasião, em parceria com algumas empresas e instituições.

Além disso, pela primeira vez, contará com seu próprio estande. O objetivo é criar um espaço para troca de informações e interação direta com o público que prestigia o evento.

Haverá, por exemplo, caixa para coleta de materiais de escrita (de qualquer marca, com resíduos ou vazios) para o projeto de reciclagem mantido pela Terra Cycle e pela Faber Castell.

Itens como: lápis grafite, lápis colorido, lapiseiras, canetas, canetas hidrocor, borrachas, apontadores, marca-textos e marcadores de quadro branco poderão ser depositados no coletor que será disponibilizado pelo projeto.

Já o Projeto Tampa Amiga volta a participar do evento, coletando tampas de plástico (lavadas) que, uma vez comercializadas, têm seu valor revertido para a compra de cadeiras de rodas e equipamentos para pessoas atendidas em entidades assistenciais da região.

Por fim, também serão coletados esmaltes de unha para o programa de reciclagem da Risqué (“Vida em Cores”, criado em 2013, que coprocessa e transforma os resíduos em fonte de energia para a indústria de cimento, reduzindo o impacto ambiental causado pelo uso de aterros sanitários); e para os projetos da Oficina Upcycle, que produz pinturas e utiliza tintas de esmalte na confecção de suas peças a partir de material descartado.


Feira de economia criativa – “O Coletivo”

Data: 07 e 08 de março
Horário: das 14h às 21h
Local: Salão nobre da AABB Santos
Endereço: Av. Ana Costa, 442 (3º piso) – Gonzaga – Santos


Siga o nosso instagram @revistanove e tenha as melhores dicas de turismo, lazer e gastronomia em Santos 



Fonte