O lugar ideal para morar em tempos difíceis | Riviera, bairro mais sustentável do País

    0
    45

    Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

    .

    A pandemia de Covid-19 exigiu que todas as pessoas, ao mesmo tempo, repensassem a forma com que viviam e obrigou-as a se adaptar a essa nova realidade. A Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP), mostrou ser uma excelente opção para conciliar trabalho e lazer. Desde março de 2020, o bairro registra maior movimento de pessoas comparado aos anos anteriores.

    A infraestrutura comercial da Riviera vem aumentando na mesma medida como as operações no Riviera Shopping e no Complexo Comercial Uptown, junto à Marginal da Rodovia Rio-Santos.

    “Quanto maior for a população fixa no local, mais atrativa fica a Riviera para novos empreendedores”, explica Luiz Augusto Pereira de Almeida, diretor de marketing da Sobloco Construtora, empresa responsável pelo planejamento e realização global da Riviera de São Lourenço.

    Todos os espaços comuns da Riviera seguem à risca os protocolos de saúde determinadas pelo Ministério da Saúde — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

    Com a população fixa quase três vezes maior, os negócios locais conquistaram estabilidade. De acordo com a Associação dos Amigos da Riviera, em maio de 2019 a média diária de pessoas na Riviera girava em torno de 8 mil, já no mesmo período deste ano o volume chegou a cerca de 24 mil pessoas por dia – o que representa um aumento de 200%.

    Em julho, época considerada “alta temporada”, não foi diferente. O número saltou de uma média de 19 mil em 2019, para 26 mil em 2020, o que equivale a um aumento de 73%. Já em setembro, esse percentual chegou a 250%, alcançando, aproximadamente, 30 mil pessoas circulando, trabalhando, passeando e comprando na Riviera diariamente.

    O aumento da população refletiu na frequência do Riviera Shopping, o principal centro comercial do bairro. A gerente administrativa do Shopping, Adriana Oliveira, indica que a procura por locações comerciais no local vem crescendo de forma vertiginosa.

    “Percebemos que muitos buscam obter uma fonte de renda para estabelecer residência fixa na Riviera”, conta.

    Após a reabertura do comércio, Riviera viu as vendas crescerem de uma forma sustentável durante o resto do ano — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

    A família da professora Luciana Bliujus decidiu alugar um apartamento, por um ano, na Riviera:

    “a ideia era mudar um pouco do cenário que estávamos vivendo para melhorar nossa saúde mental”, conta ela. “É incrível como estar perto do mar renovou nossas forças e energias. Minha filha, Júlia, que passava a maior parte do tempo dentro de casa, em São Paulo, com as aulas on-line, pode entrar no mar, andar de bicicleta nos tempos livres”, acrescenta.

    Os moradores locais afirmam que estar perto do mar é capaz de renovar as forças em tempos difíceis de pandemia — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

    Para a designer de interiores Vivian Castellari o bairro esteve presente em todos os momentos marcantes e felizes de sua vida. Ela frequenta a Riviera desde a década de 1980, quando existiam apenas dois prédios no local. Na época, seus pais adquiriram um apartamento, onde a família passava praticamente todos os finais de semana. Ela também conheceu seu marido, Ricardo, na Riviera.

    Quando ele comprou uma lavanderia em Bertioga em 2004, o casal mudou-se definitivamente para a Riviera.

    “Meu escritório é home office. Por isso, surfo, faço funcional, cuido da casa e de meus dois filhos, Enzo, 13, e Caio, 6. As crianças estudam no Colégio Metodista, que tem um projeto pedagógico que não deve nada às melhores escolas de São Paulo. Eles ainda participam do Programa Vida Saudável desenvolvido pela Associação dos Amigos da Riviera, com aulas de tênis e futebol”, relata.

    Vivian ressalta que os filhos amam a liberdade e a qualidade de vida proporcionada pela Riviera, o que é garantido pela possibilidade de irem de bicicleta para a escola e outras atividades.

    “Sempre gostei da tranquilidade, da infraestrutura e da segurança da Riviera. Tenho um carinho muito especial pelo local, pois ele faz parte de todas as etapas da minha vida”, afirma.

    Katherine Braun, 36, acaba de se mudar definitivamente para a Riviera. Coordenadora do curso de pós-graduação de moda e luxo da ESPM de São Paulo há cinco anos, ela faz consultoria de planejamento para empresas de moda.

    “Durante a pandemia intensifiquei o atendimento on-line e percebi que poderia fazer isso de outro lugar”, comenta.

    “Quando veio a pandemia, minha mãe me convocou e também os meus irmãos para vir passar esse período na Riviera. Agora que estamos retomando as atividades, eles estão voltando para São Paulo, mas eu e minha família resolvemos ficar por aqui. A pandemia foi determinante para tomarmos essa decisão”, diz.

    Assim que Katherine chegou à Riviera, matriculou seu filho de dois anos na Escola Municipal EM Mario Covas, e, junto ao marido, Felipe e amigos, abriram a Riviera Concierge, empresa de serviços para os moradores do bairro.

    O bairro traz para os seus habitantes tranquilidade e segurança, o que os faz gostarem mais ainda do local — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

    Mercado imobiliário aquecido

    A Riviera de São Lourenço sempre se destacou por seu planejamento e gestão voltada para a sustentabilidade, o que contribui para o processo de vendas de imóveis.

    “As pessoas são atraídas para esse projeto urbanístico por causa de sua organização, que se soma ao verde, à praia limpa e à natureza”, destaca Luiz Augusto Pereira de Almeida, da Sobloco.

    O planejamento da Riviera de São Lourenço é urbanístico, organizado e com uma grande parte de verdes e ambientes naturais, além da praia e mar — Foto: Arquivo Sobloco Construtora

    “O resultado é que as vendas na Riviera, em 2020, comparado com 2019, no período de janeiro a setembro, aumentaram mais de 70%”.

    A expectativa é que, após a pandemia, muitas pessoas ainda escolham a Riviera como a sua primeira residência.

    “Essa mudança será possível devido à crescente infraestrutura de comércio e serviços da Riviera”.

    “A infraestrutura completa e, principalmente, a estrutura de saneamento existente na Riviera passaram a ser ainda mais valorizadas com a pandemia”, destaca Daniel Silveira, gerente-geral da AARSL (Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço), que realiza serviços essenciais de manutenção urbana 24 horas por dia, todos os dias. Com a pandemia, as atividades aumentaram devido ao crescimento do movimento e da população na região.

    Construtora tem parte fundamental no desenvolvimento da região

    Responsável por todo planejamento e desenvolvimento do bairro de Riviera, a Sobloco Construtora atuou diretamente nos mais de 9 milhões de metros quadrados de área desse empreendimento desde seu lançamento, em 1979.

    Eleita como uma a melhor construtoras do país, segundo o prêmio Melhores e Maiores da Revista Exame (1979 e 1980), a Sobloco reúne ao longo dos seus 60 anos de existência centenas de projetos, tendo o empreendimento de Riviera como seu maior destaque.



    Fonte