O que é Hooponopono e para que serve? Dicas para iniciantes

0
29

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O Ho’oponopono chama a atenção pelo nome diferente que carrega, e num primeiro momento, as pessoas procuram saber mais sobre esse tipo de cura devido à curiosidade que provoca em quem a ouve. No entanto, os entusiastas se tornam adeptos quando decidem conhecer um pouquinho mais.

Afinal, o que é o Ho’oponopono? O site We Mystic, parceiro do Purepeople, esclarece essa dúvida! O Ho’oponopono é uma técnica que visa libertar pessoas de seus respectivos traumas. A terapia vem do Havaí e significa, literalmente, “corrigir erros”.

A versão tradicional do Ho’oponopono visava resolver conflitos sociais através do perdão e reconciliação, porém, ganhou o mundo quando Sra Kahuna Morrnah Nalamaku Simeona, uma havaiana, decidiu modificar o Ho’oponopono, adequando-o ao mundo contemporâneo.

QUEM PODE PRATICAR?

Se você é uma daquelas pessoas que possuem uma ferida aberta e se as alternativas mais comuns para resolver os problemas não surtiram efeito, o Ho’oponopono é para você. Isso porque a versão moderna da terapia foi feita para nos aconselhar diante das necessidades do mundo moderno. Por conta disso, a fundadora desta nova roupagem do ritual se dedicou para fazer o Ho’oponopono compreensível para a cultura Ocidental.

A terapia moderna pretende, através da energia ancestral dos rituais antigos, ajudar o máximo de pessoas possível a conseguir reviver os erros do passado e perdoar a si mesmo e as pessoas envolvidas. Dessa forma o objetivo principal é conseguir libertar até as memórias mais antigas e mais devastadoras, que ao longo dos anos tornaram-se traumáticas.

OBJETIVO DO HO’OPONOPONO

No Ho’oponopono, você aprenderá a lidar de maneira diferente com os problemas do seu passado, não apenas vendo a si mesmo como ingênuo, mas ganhando uma certa autonomia em relação aos fatos. Ao mesmo tempo em que entende que os acontecimentos como uma sequência complexa de fatos, dirá adeus à noção de culpa, tão comum no Ocidente, e aos sentimentos de ansiedade, depressão e tensão. É, sobretudo, um ritual de limpeza emocional e mental, tendo na liberdade o horizonte para seus praticantes.

Ao limpar as memórias desagradáveis, potencialmente traumáticas, a cabeça ficará com pensamentos mais lúcidos e claros. Será como um treino de reeducação mental, no qual a mente, em consonância com o corpo, levará para longe as imperfeições do seu passado, principalmente aquelas que impõem danos físicos. Você conseguirá preencher os lugares da sua mente que previamente eram destinados aos trauma por desejos construtivos e saudáveis.

A limpeza sagrada das mentes humanas se faz necessária, afinal, todos nós temos nossas dores e pontos fracos. O Ho’oponopono traz quatro frases simples para mentalizar enquanto varremos todo o mal de nossa percepção: Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

AS QUATRO FRASES

Sendo o Ho’oponopono uma terapia, ou seja, uma forma de cuidado, é importante entender que o passo mais importante é ter paciência consigo mesmo. Talvez você precise tentar algumas vezes para descobrir qual é a melhor forma de praticá-lo. Algumas pessoas, por exemplo, gostam de, em silêncio, mentalizar as frases enquanto estão meditando.

Outras, preferem ouvir músicas típicas do Ho’oponopono. E por fim, há quem trate as frases como um mantra para repetir durante o dia, todas as vezes que se lembram de alguma passagem dolorosa de suas vidas.

O tema fundamental do Ho’oponopono é a libertação das memórias causadoras de angústia. As quatro frases desse ritual funcionam como a síntese da limpeza psíquica que realizamos quando estamos praticando o Ho’oponopono. Há, entretanto, muitas outras frases e orações de maior extensão para auxiliar nos processos.

Oração original do Ho’oponopono:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em um…

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofenderam, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão…

Deixe isto limpar, purificar, liberar, cortar todas as lembranças, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz…

E assim está feito”



Fonte