Outubro Rosa: mitos e verdades sobre silicone e câncer de mama

0
42

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

por Suzana Galdeano


No mês de conscientização para o controle do câncer de mama, o cirurgião plástico Dr. Lucho Montellano esclarece todas as dúvidas sobre a relação entre a prótese de silicone e o câncer de mama.

A prótese atrapalha os exames que diagnosticam o câncer de mama.
Dr Lucho: Mito. Para quem tem prótese, o exame mais adequado é a ressonância, que permite identificar qualquer irregularidade. Ou seja, a prótese não é fator que atrapalhe a visualização do diagnóstico.

O intervalo entre um preventivo e outro é diferente para quem tem prótese.
Dr Lucho: Mito. O intervalo é o mesmo. O que muda é o tipo de exame conforme a idade e o histórico familiar da paciente.

O tipo de silicone interfere no aumento do risco de câncer.
Dr Lucho: Mito. Muito se fala sobre a prótese texturizada como fator que promove o aumento mas também não foi cientificamente comprovado.

Quem teve câncer de mama pode colocar apenas um tipo de silicone.
Dr Lucho: Mito. A reconstrução mamária deve ser analisada pelo cirurgião para adequar o tipo ideal conforme as expectativas e físico da paciente.

O surgimento do câncer está relacionado mais com a forma como a implantação de silicone é realizada.
Dr Lucho: Mito. O câncer está relacionado a fatores genéticos e à qualidade de vida da pessoa, como hábitos alimentares, ingestão de álcool, uso de cigarros etc.

É preciso trocar a prótese periodicamente para evitar o câncer de mama.
Dr Lucho: Mito. A troca só é feita se a prótese tiver prazo de validade. Atualmente, as novas próteses do mercado não apresentam validade. Sendo assim, a troca só se faz necessária se houver alguma ruptura, detectada em exames de imagem.

Uma lesão na prótese pode levar ao aparecimento de tumor na mama.
Dr Lucho: Mito. O surgimento de tumor está relacionado ao desordenamento de células. As lesões em camadas mais externas não estão diretamente ligadas ao surgimento de tumor.

Mulheres que realizaram mastectomia total podem colocar silicone.
Dr Lucho: Verdade. E a implantação ajuda exponencialmente na autoestima da mulher.

A prótese de silicone previne o câncer de mama.
Dr Lucho: Mito. A cirurgia de implantação de prótese de silicone nos seios não é uma medida preventiva de nenhuma doença.



Fonte