Pele mais saudável: truques de beleza para apostar na rotina

0
36

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Se você desanima de cuidar da pele só de pensar em ter que passar muitos cremes no rosto, essa matéria é para você. Com dicas fáceis e alguns truques de beleza, fica fácil manter o skincare em dia e ainda deixar a pele mais bonita e saudável. Confira essas dicas de experts!

1 – Usar sabonetes suaves para limpar a pele

Limpar a pele é uma etapa fundamental na rotina e, de acordo com os especialistas, precisa ser feita duas vezes ao dia. No entanto, o segredo está em escolher produtos menos abrasivos, para uma limpeza suave e eficaz.

Vídeo relacionado

“Opte por produtos suaves com listas de ingredientes limpas e simplificadas. Estar mais atento ao microbioma da pele melhorará a saúde da pele em sua origem”, diz a médica Roberta Padovan, pós-graduada em Dermatologia e Medicina Estética

2 – Esfoliar a pele ajuda a manter a pele mais hidratada

Outra dica importante para a saúde da pele é a esfoliação. Muita gente tem preguiça, mas esfoliar estimula a renovação celular e ajuda a manter a hidratação. “Além disso, o esfoliante retira o excesso de sebo acumulado nos poros, ajudando a proteger o tecido de cravos e espinhas, e também potencializa a capacidade de absorção dos cosméticos pela pele, deixando-a preparada para o uso de cremes”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

Vale ressaltar que o processo precisa ser feito de forma suave, para não irritar a pele. Por isso, aposte em movimentos circulares e em esfoliantes com ativos naturais na fórmula.

3 – Antioxidantes potencializam o efeito do hidratante

Além do esfoliante, também vale apostar em um bom antioxidante para cuidar da pele. Isso porque o nosso organismo tem a função de combater os radicais livres, mas sozinho não dá conta do recado. Segundo a farmacêutica Maria Eugenia Ayres, a ação do antioxidante é justamente potencializar as atividades endógenas das células presentes no corpo.

“O antioxidante diminui a concentração dessas moléculas reativas e a inflamação no local; além disso, ele repara quase que de maneira imediata os danos”, conta.

4 – Aposte nos cremes noturnos para restaurar a pele

Não é à toa que existem produtos para o dia e para a noite. No período noturno, esses cremes agem de forma reparadora, prevenindo o envelhecimento e deixando a pele mais preparada para o dia seguinte. De acordo com a dermatologista Paola Pomerantzeff, um exemplo de antioxidante para uso noturno é o resveratrol (que deriva da uva).

“O resveratrol é apontado como uma substância que aumenta a telomerase, uma enzima que protege os telômeros, que são estruturas de DNA que, a cada replicação das células, se encurtam. Cientistas atribuem a isso o envelhecimento. Por isso, a ação antioxidante e protetora do resveratrol é tão importante”, comenta.

5 – O protetor solar é indispensável e deve ser reaplicado

Por fim, mas não menos importante, não dá para deixar de lado o protetor solar, mesmo em dias nublados ou dentro de casa. É que o produto é vital para prevenir o câncer de pele, além de mantê-la mais firme e elástica.

“Devemos ter o hábito do uso regular do filtro solar: ele é o creme antienvelhecimento mais importante”, afirma o dermatologista Daniel Cassiano.



Fonte