Por que Santos é uma cidade esportiva?

0
14

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Uma cidade plana, litorânea e com excelente qualidade de vida só poderia ser celeiro de esportistas, que projetaram o nome de Santos para o mundo. Não só as características geográficas e climáticas, mas o fato de ser uma cidade portuária, também estimula a prática esportiva por aqui. Por ser porta de entrada de imigrantes de vários países, a cidade propicia a criação de grupos que constituem clubes sociais e esportivos.

No futebol, no triatlo, na natação, no surfe, no pedestrianismo, na patinação, no stand up paddle, na canoagem, no beach tennis ou no tamboréu. Por todos os cantos, Santos inspira atletas a transpirarem e a consolidarem ainda mais o município como uma cidade que tem o esporte nas veias.

Na orla da praia, dividem espaço, na ciclovia, bicicletas, skates, patins e tênis de corrida, enquanto na faixa de areia, as raquetes e bolinhas dão ritmo à praia, junto com as ‘peladas’, as redes de futevôlei e até o futmesa. No mar, têm pranchas de surfe de todos os tamanhos, além de velas, sup, canoas e caiaques.

Leia também: Conheça o novo Santos Convention Center

Terra da vila mais famosa do mundo, que projetou Pelé, Robinho, Neymar e tantos outros, também são crias santistas, atletas como Rogério Sampaio e Daniele Zangrando (judô), Picuruta Salazar (surfe), Paulo Henrique Miyashiro (triatlo), Renata Agondi (em memória), Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Valmir Nunes (ultramaratonista) e muitos, muitos outros.

Também acontece por aqui o Triathlon Internacional de Santos, que reúne, há quase 30 anos, competidores de todo o Brasil e do mundo, além do Troféu Brasil de Triathlon e o tradicional 10 Km Tribuna FM – Unilus, que soma mais de 30 edições.

O Downhill Urbano é outra modalidade que faz da cidade referência mundial e a Descida das Escadas de Santos é a maior e mais tradicional prova da categoria no país, sendo a primeira de cinco etapas do circuito mundial City Downhill World Tour. As primeiras edições aconteceram nas escadarias do Monte Serrat, mas desde 2016, após 13 edições, a competição acontece no Morro do Pacheco.

Cidade mais esportiva do Brasil

Já em 1955, por mérito do jornalista Adriano Neiva da Motta e Silva, o De Vaney (há um museu em Santos em sua homenagem), o município conquistou o título de Cidade Mais Esportiva do País. De Vaney inscreveu Santos em um concurso nacional realizado pelo jornal O Globo, do Rio de Janeiro, e levantou as informações, que trouxeram a conquista pra cá.

Leia também: Por dentro do Orquidário de Santos

Santos também se destaca há muitos anos no Challenge Day (Dia do Desafio), e se manteve invicta por muito tempo desde que representações do Brasil passaram a disputar com outras cidades do mundo, em 1995 – vence o desafio o município que engajar o maior número de habitantes (proporcionalmente à população fixa registrada) em atividades físicas concentradas, no dia da disputa.

A cidade também é destaque nos Jogos Abertos do Interior, com excelentes resultados obtidos ao longo das edições, desde a primeira conquista, em 1940 (foram 26 vitórias até 2019). Além disso, Santos é o município que mais sediou as competições, em oito ocasiões.

Alguma dúvida de que Santos é uma cidade que inspira e transpira?

Foto: Chris Jauch



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda